Brasil

Polícia Federal faz operação para combater tráfico em nove países

Doze pessoas foram presas, sendo dez no Brasil, uma na Espanha e uma na Itália

postado em 20/03/2014 14:31
A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira (20/3) a Operação Monte Pollino, para desarticular uma organização criminosa especializada no envio de cocaína da América do Sul para a Europa. Além de Brasil e Itália, foram cumpridos, simultaneamente, mandados de prisão e de busca na Espanha, em Portugal, no Reino Unido, na Holanda, na Sérvia, em Montenegro e no Peru, com o apoio da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) e dos adidos da PF na Inglaterra, na Itália e na Espanha.

Cerca de 70 policiais federais participam da ação no Brasil. Doze pessoas foram presas, sendo dez no Brasil, uma na Espanha e uma na Itália. Oito acusados ainda estão foragidos no Brasil e no exterior.

Leia mais notícias em Brasil

Além dos presos hoje, outras seis pessoas foram detidas em flagrante, desde o início da investigação brasileira. Foram apreendidos 1,3 toneladas de cocaína e US$ 760 mil dólares. A 2; Vara da Justiça Federal de Santos (SP), a pedido da PF, determinou o sequestro de imóveis e veículos pertencentes à organização criminosa, no valor de R$ 3 milhões.

[SAIBAMAIS]A investigação começou em fevereiro de 2013, quando a Polícia Federal recebeu pedido de cooperação jurídica internacional, da Itália, que apontava a existência do esquema criminoso. Segundo a investigação, a organização criminosa brasileira adquiria a droga no Peru e na Bolívia e trazia para o Brasil. A droga era embarcada em navios de carga e enviada para diversos portos europeus.

O grupo, integrado por brasileiros, chilenos, bolivianos e europeus, estava baseado em Santos e executava todas as tarefas necessárias para a exportação da droga: desde sua aquisição, recepção no Brasil, acondicionamento e embarque em navios com destino à Europa, partindo principalmente do porto da cidade paulista.

Segundo a PF, a droga tem como destino principal a Itália. Os compradores pertencem à Máfia Ndrangheta, atuante na região da Calábria. A investigação italiana foi batizada de Operação Bongustaio e investiga os compradores da droga.

Os suspeitos serão indiciados e responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e financiamento da prática do tráfico transnacional, com penas que variam entre três anos e 30 anos de reclusão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação