Brasil

ANA quer mediar conflito entre RJ e SP sobre água do Rio Paraíba do Sul

A intenção do governo paulista é interligar um dos rios da bacia com o Sistema Cantareira que, por falta de chuva, registra os piores níveis dos últimos 40 anos

postado em 20/03/2014 16:48
A Agência Nacional de Águas (ANA) estuda uma forma de promover entendimento entre os governos de São Paulo e do Rio de Janeiro sobre a proposta paulista de captar água na Bacia do Rio Paraíba do Sul, solução encontrada para resolver o problema de abastecimento da região metropolitana de São Paulo.

A intenção do governo paulista é interligar um dos rios da bacia com o Sistema Cantareira que, por falta de chuva, registra os piores níveis dos últimos 40 anos. Cantareira é o maior reservatório de água de São Paulo e abastece quase 9 milhões de pessoas na região metropolitana da capital.

Leia mais notícias em Brasil

[SAIBAMAIS];É uma situação bastante complexa, todos os argumentos colocados à mesa são corretos. Entendo a preocupação do governador de São Paulo [Geraldo Alckmin] em tentar aumentar a segurança hídrica no estado e, do outro lado, a preocupação do Rio, manifestada por seu governador [Sérgio Cabral], de que qualquer interferência no Rio Paraíba do Sul acaba naturalmente podendo causar impactos no estado;, disse o diretor presidente da ANA, Vicente Andreu Guillo.

Ele explica que é correto o estado do Rio levantar, tecnicamente, suas preocupações, verificar as consequências do projeto. ;Em períodos normais de chuva não existe efeito no Rio mas, em situação extrema de escassez, pode efetivamente levar problemas adicionais para o estado;, disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação