Brasil

Dilma: inovação industrial é importante para o país ter avanços necessários

Os investimentos na área mostram que é possível o Brasil crescer respeitando os padrões ambientais

postado em 20/03/2014 20:17
A presidenta Dilma Rousseff defendeu nesta quinta-feira (20/3), durante inauguração de fábrica de celulose no Maranhão, a inovação das indústrias brasileiras por meio da biotecnologia. Segundo ela, investimentos na área mostram que é possível o Brasil crescer respeitando os padrões ambientais. A presidenta disse também ser necessário o escoamento da produção nacional para o Norte.

A nova unidade da Suzano tem sede em Imperatriz (MA), contou com investimentos de US$ 3 bilhões e terá capacidade para produzir 1,5 milhão de toneladas de celulose por ano. A fábrica será autossuficiente em energia elétrica, o que, para Dilma, é um exemplo de que as aplicações tecnológicas na indústria são cada vez mais necessárias para a alteração de processos e produtos.

Leia mais notícias em Brasil


Ela contou que o presidente do Conselho de Administração da Suzano, David Feffer, sugeriu uma forma de produção com base na biotecnologia. ;O Brasil precisa de introduzir inovação na sua produção para poder dar os saltos necessários;, afirmou a presidenta.

Um dos destaques da nova fábrica, considerada pelas autoridades presentes uma das mais modernas do mundo nesse ramo, é o escoamento da produção, que começa nas próprias instalações da Suzano e vai até o Porto de Itaqui, no Maranhão. Ao ressaltar a importância da ferrovia, Dilma explicou a necessidade do transporte dos produtos brasileiros para portos diferentes do eixo Sul-Sudeste.

[SAIBAMAIS];É muito importante que [se] escoe para o Norte a produção tanto de minério, como de celulose e de grãos, por isso eu fico muito feliz com essa estrutura logística que aponta para a direção correta de escoamento.;

A presidenta também considerou importante os investimentos brasileiros nesse tipo de produtos, da área de bens intermediários. ;O Brasil é um país que muito se esforçou ao longo da sua história para produzir o que se chama de insumos básicos. Sabemos que não se produziam insumos básicos no Brasil, como celulose, aço e petroquímicos;, informou Dilma.

Após empregar cerca de 15 mil trabalhadores durante a etapa de construção, a nova fábrica de celulose em Imperatriz vai gerar 3,5 mil empregos permanentes e, por meio do porto, priorizará sua exportação para os Estados Unidos e a Europa. De acordo com a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, 80% da mão de obra empregada e 70% das terras onde se cultiva eucalipto para a fábrica provêm da cidade de Imperatriz e da região.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação