Brasil

Vencedores do 5º Prêmio ODM Brasil serão conhecidos nesta quinta

O prêmio foi criado em 2004 com a finalidade de incentivar ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento do ODM

postado em 03/04/2014 18:20
Especialistas de todo o país se reúnem nesta quinta-feira (3/4), na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), para a escolha dos 30 projetos e iniciativas de prefeituras e organizações sociais a serem contemplados pela quinta edição do Prêmio ODM Brasil. Os nomes dos vencedores serão divulgados ainda hoje, segundo a organização do evento.

Leia mais notícias em Brasil


O prêmio foi criado em 2004 com a finalidade de incentivar ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos oito objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) da Organização das Nações Unidas (ONU), cuja agenda termina em 2015. A cerimônia de premiação será em 23 de maio com a presença da administradora mundial do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Helen Clark.

Para o representante do Pnud no Brasil, Jorge Chediek, a presença da administradora representa o reconhecimento da ONU pelo esforço do Brasil e dos atores sociais premiados na construção de um modelo mundial de desenvolvimento. ;O prêmio foi criado há dez anos para reconhecer as boas práticas. Porque as pessoas, na perspectiva estadista, são como números, mas em nível local, são seres humanos que respiram, que têm necessidades e precisam de apoio para melhorar a sua própria condição;.

[SAIBAMAIS]O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, esteve na Enap e disse que, além de mostrar a essência da generosidade do povo brasileiro, a seleção dos projetos traz profunda reflexão a respeito do modelo de desenvolvimento trabalhado no Brasil.

;Ao lado dessa maravilha que estão conhecendo por amostragem, a verdade também é que temos um mal-estar na sociedade, um estresse generalizado provocado pelo esgotamento do modelo de desenvolvimento levado no país. O fato de termos incluído muita gente nesse modelo de consumo acabou provocando, de um lado, a aquisição de direitos, mas, ao mesmo tempo, o modelo onde o ;ter;, o ;adquirir; é a regra da felicidade está nos levando a uma inviabilidade de vida, particularmente no meio urbano;, explicou Carvalho.

;Portanto nós temos a responsabilidade de projetar um novo modelo de desenvolvimento que busque combinar o legítimo acesso aos bens com um padrão de vida, um modelo de relacionamento com a natureza, com o outro, que reverta esse quadro de competitividade, de violência, de discriminação e de preconceitos;, finalizou o ministro.

O Prêmio ODM Brasil é coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Pnud e com o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. A coordenação técnica é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Enap.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação