Brasil

Movimentos sociais reivindicam moradia no Ministério das Cidades

O grupo pede a ampliações do Minha Casa Minha Vida, a implementação de um programa de regularização fundiária em áreas de assentamento populares e aprovação da PEC da moradia

postado em 08/04/2014 13:21
Integrantes de cinco movimentos sociais se reúnem nesta terça-feira (8/4) no Ministério das Cidades, no Setor de Autarquias Sul, para reivindicar moradia. O grupo está no local desde às 8h30. Mais tarde, os manifestantes farão um ato no Ministério do Planejamento.

De acordo com Guilherme Boulos, da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), o ministério interrompeu o fluxo de recursos para o programa em 2014, o que dificulta a contratação de empreendimentos de moradia popular. O Ministério das Cidades nega que tenha havido corte de recursos e informa que os movimentos pedem a ampliação do programa. O ministério não informou o aporte total previsto para 2014.

Entre as reivindicações estão a ampliações do Minha Casa Minha Vida, a implementação de um programa de regularização fundiária em áreas de assentamento populares e aprovação da PEC da moradia. Uma comissão de oito pessoas se reúne desde às 12h com um representante do ministério.



Além do MTST, o grupo é formado pela União Nacional por Moradia Popular (UNMP), da Central de Movimentos Populares (CMP), da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam) e do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM).

Segundo os manifestantes, 8 de abril é o dia nacional de luta pelo direito a moradia. O movimento também realiza atos fora do DF. No Piauí, Pará e Aracaju, 22 superintendências da Caixa Econômica Federal foram ocupadas. Em São Paulo, 24 prédios públicos e privados foram ocupados. Em Porto Alegre, uma importante rodovia da cidade foi fechada, e no Espírito Santo, a ponte que liga Vila Velha a Vitória foi interditada.

Com Agência Brasil

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação