postado em 16/04/2014 18:20
O Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) definiu nesta quarta-feira (16/4) lista tríplice de candidatos para ocupar cinco vagas no colegiado. Os nomes serão encaminhados à Presidência da República para aprovação. Dos 58 indicados por consulta pública, 15 foram eleitos, sendo três para cada vaga.Para a seleção dos nomes nesta quarta-feira, a orientação dos conselheiros foi que fosse observada a necessidade de mais representatividade de jovens, mulheres, índios e negros. Um dos quesitos era a indicação de, pelo menos, um candidato do Centro-Oeste, por ser a única região com apenas um representante, cujo mandato está prestes a terminar.
As áreas de representação para as quais os conselheiros consideraram os nomes foram comunicação, direitos humanos, jovens, indígenas e pesquisadores. A lista final é composta pelos seguintes indicados: em comunicação, Joel Zito, Sérgio Milieto, Renata Miele; direitos humanos, Isaías Dias, Angélica Basti e Cícera Alencar ; jovens, Enderson Araújo de Jesus Santos, Paulo Vitor Purificação Melo, Gisele de Oliveira Martins; indígenas, Letícia Luíza Tawanawa, Iranilde Barbosa dos Santos e Alexandre do Santos; e pesquisadores, Venício Artur de Lima, Ana Cristina Olmos e Margarida Kunsch.
A reunião de hoje foi a 50; do Conselho Curador, instituído em 2008. Principal instrumento de participação da sociedade na gestão da EBC, o colegiado é composto por 22 membros: 15 representantes da sociedade civil, quatro do governo federal (ministros da Educação; da Cultura; da Ciência,Tecnologia e Inovação; e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República), um da Câmara dos Deputados, um do Senado Federal e um funcionário da empresa. Os mandatos variam de dois a quatro anos.
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina, absteve-se de votar por estar no cargo há pouco tempo. No total, 19 dos 22 conselheiros votaram.
O conselho aprova anualmente o plano de trabalho e a linha editorial da EBC, além de acompanhar a veiculação de programas e conteúdos.