postado em 22/04/2014 20:50
Policiais militares e bombeiros do Rio Grande do Norte suspenderam a paralisação iniciada na manhã desta terça-feira (22/4), após negociação com a cúpula de segurança pública do estado. A paralisação começou às 7h e terminou por volta das 17h. A reunião entre policiais, bombeiros e representantes do governo foi na sede da Procuradoria-Geral do Estado, quando se decidiu pela volta ao trabalho.De acordo com a Associação dos Cabos e Soldados da PM do estado, as categorias ;optaram por oferecer mais um voto de confiança; ao governo, que se comprometeu a enviar o projeto da Lei de Promoção de Praças para apreciação na Assembleia Legislativa no próximo dia 30. Já o governo trabalha com a data limite de 1; de maio que, por ser feriado, pode estender o prazo para o dia seguinte.
[SAIBAMAIS]Além dessa lei, a categoria pede reajuste salarial de 56,7%, inclusão da data-base no texto da lei, assistência à saúde psicológica do policial e do bombeiro militares e integralização dos vencimentos dos que foram promovidos e ainda não recebem de acordo com a graduação.
O governo do Rio Grande do Norte informou que, durante a reunião, apresentou encaminhamentos para nove dos 11 itens da pauta apresentada pelos trabalhadores. Ainda serão negociados o reajuste salarial de 56,7% e o reajuste de diária operacional, que é paga quando o policial ou bombeiro é deslocado para trabalho em outra cidade. Atualmente, a diária está em R$ 50 por um período de seis horas. Ainda não há data fixada para nova rodada de negociações.
;A reunião transcorreu de forma harmônica. Conseguimos mostrar aos policiais que, de fato, estamos viabilizando as reivindicações", disse o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, general Elieser Girão, ao site oficial do governo do estado. Ficou acordado, ao final do encontro, que os policiais e bombeiros não serão punidos pela paralisação de hoje. As duas categorias retomaram as atividades dessas categorias no fim da tarde desta terça-feira.