Brasil

Academias de medicina do Brasil e da França fazem fórum no Rio de Janeiro

Especialistas dos dois países debaterão temas de interesse da categoria, entre os quais obesidade, medicina robótica e adolescência

postado em 24/04/2014 17:37
As academias nacionais de medicina do Brasil e da França iniciaram nesta quinta-feira (24/4), no Rio de Janeiro, o 1; Fórum Médico Franco-Brasileiro da Fondation de L;Académie de Médicine de France, durante o qual especialistas dos dois países debaterão temas de interesse da categoria, entre os quais obesidade, medicina robótica e adolescência. O evento se estenderá até sexta-feira (25/4).

A Academia Nacional de Medicina (ANM), que sedia o encontro, é a mais antiga instituição científico-cultural do Brasil. Ela completará 185 anos no próximo dia 30 de junho e teve como base de sua estrutura e regimento a Academia de Medicina da França, dez anos mais velha.

O presidente da ANM, Pietro Novellino, destacou, em entrevista à Agência Brasil, que a obesidade é, hoje em dia, um dos mais sérios problemas de saúde pública no mundo. ;Envolve complicações de toda ordem, já que obesidade faz parte da chamada síndrome metabólica, que é, em geral, associação de obesidade, diabetes e hipertensão arterial. Hoje, o mundo todo se preocupa;.

No campo cirúrgico, o tema que desperta a atenção dos estudiosos é a utilização de robôs nos procedimentos. O presidente da ANM, ele próprio um cirurgião, destacou que a robótica dá maior precisão ao ato cirúrgico. ;Os elementos aparecem em três dimensões e o uso de robôs permite suturas profundas, como na região da laringe e faringe que, normalmente, são mais difíceis de se fazer de maneira manual;.



O médico explicou que o uso de robôs diminui também o número de complicações, principalmente nas cirurgias de câncer da próstata, em que a impotência sexual pós-cirurgia e a incontinência urinária são os fatores que mais afligem os pacientes. Com a robótica, Pietro Novellino disse que as complicações são minimizadas em torno de 15% a 20%.

O presidente da ANM salientou o programa de treinamento de equipes para o uso de robôs em cirurgias que vem sendo desenvolvido no Hospital Samaritano, que traz ao Rio os maiores especialistas mundiais, como o urologista indiano Vipul Patel, radicado nos Estados Unidos, que tem mais de 4 mil casos de câncer de próstata operados por robôs. ;É um dos mais importantes programas de treinamento no mundo;.

O terceiro tema que será abordado no fórum é ligado aos cuidados com o adolescente no mundo em mutação, que sofre não só a influência dos meios de comunicação, mas também a sedução das substâncias ilícitas, como o crack, indicou Pietro Novellino. O médico confirmou que as drogas constituem um grave problema de saúde pública. Daí a adolescência ser objeto de debate no fórum.

A cooperação entre as academias de medicina do Brasil e da França mostra perspectiva de continuidade, disse. Essa cooperação se dá por meio do intercâmbio de conhecimento e de tecnologia e, ainda, pela mobilização estudantil e docente no campo médico. ;Eu acho que cada vez mais as nossas relações com a França, que vêm desde a fundação da nossa academia, tendem a se estreitar;.

Entre os palestrantes do 1; Fórum Médico Franco-Brasileiro estão o cirurgião plástico e professor Ivo Pitanguy e o fundador do Instituto de Treinamento em Técnicas Minimamente Invasivas e Cirurgia Robótica (Ircad), do Hospital Universitário de Estrasburgo (França), Jacques Marescaux.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação