Brasil

Trens que farão ligação expressa durante a Copa são entregues em São Paulo

Durante os jogos em São Paulo, a linha da Copa vai alternar o trem expresso, que faz o trajeto direto até Itaquera, e o trem regular, que faz paradas nas estações Tatuapé e Brás

postado em 29/04/2014 14:58
Dois trens novos que vão transportar torcedores do centro da capital paulista até a Arena Corinthians, na zona leste da cidade, durante a Copa do Mundo, foram entregues nesta terça-feira (29/4). O chamado Expresso Leste ainda vai receber, em virtude da Copa, mais seis veículos até a abertura dos jogos, segundo o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes. Ele informou que a viagem do Expresso Leste, da Estação da Luz, no centro, até o estádio, por meio da Linha 11 - Coral, terá duração de 19 minutos.

Jurandir disse que a cidade está preparada para receber os turistas no transporte sobre trilhos, tanto no sistema do Metrô quanto no da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), durante o evento. ;No dia da abertura [da Copa] está previsto um feriado, então não haverá problema nenhum de superlotação. O intervalo de quatro minutos permite ter 15 partidas por hora. Cada trem tem capacidade para 2 mil pessoas, então você consegue transportar 30 mil passageiros em uma hora;, disse.

[SAIBAMAIS]Em relação às falhas e lentidões registradas diariamente no metrô e nos trens da CPTM, o secretário disse que essas ocorrências são pequenas, tendo em vista a grande quantidade de viagens. ;Temos cerca de 20 problemas por dia em toda a rede. No entanto, temos 4,6 mil viagens por dia. Então, 20 [problemas] para 4,6 mil [viagens] é algo que está sob controle;, disse. ;Cerca de oito portas falham por dia, temos controle disso. As portas abrem e fecham, só no metrô, 3 milhões de vezes por dia. Tudo isso é finamente acompanhado por nós, dia a dia, tudo está sob controle;, acrescentou.

Durante os jogos em São Paulo, a linha da Copa vai alternar o trem expresso, que faz o trajeto direto até Itaquera, e o trem regular, que faz paradas nas estações Tatuapé e Brás, e demora 24 minutos para chegar no estádio. Jurandir informou, além disso, que 1,2 mil funcionários fizeram curso básico de espanhol e inglês para prestar informações aos turistas estrangeiros.


Vão ser oferecidas também mais de dez linhas especiais da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) durante a Copa, ligando os aeroportos da região metropolitana à rede hoteleira.

O secretário acredita que a demanda de usuários na Copa não deve sobrecarregar o sistema. ;Como foi o [festival de música] Lollapalooza, por exemplo. No final de semana em que você teve 100 mil pessoas, não houve problemas. Eventos na Paulista, não houve problemas. Formula Indy, grandes eventos, não há grandes problemas;, declarou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação