Brasil

Prefeitura e Igreja farão raio X da situação de ex-ocupantes de terreno

A ocupação do terreno da Oi, no Engenho Novo, conhecida como Favela da Telerj, foi feita no final de março passado

postado em 04/05/2014 18:41
Representantes da prefeitura do Rio de Janeiro visitarão amanhã (5) os cerca de 150 ocupantes do terreno da Oi que concordaram em ser abrigados em uma quadra de futebol de salão cedida pela Igreja de Nossa Senhora do Loreto. A igreja fica na Ilha do Governador, na zona norte da capital fluminense.


Os invasores estavam acampados há cerca de 15 dias no estacionamento da Catedral Metropolitana, no centro, e foram transferidos ontem (3) por iniciativa da Arquidiocese do Rio de Janeiro. A informação foi dada neste domingo (4/5) à Agência Brasil pelo coordenador da Pastoral de Favelas, padre Luiz Antonio Pereira. ;A prefeitura prometeu que iria visitar e fazer um raio X da situação das famílias;.

Ainda nesta segunda-feira (5/5), assistentes sociais da Igreja farão o trabalho de pesquisa sobre as reais condições dos ex-ocupantes do terreno da Oi, para identificar aqueles que trabalham e as demandas das famílias, assim como a situação das crianças que estão fora da escola ou que estudavam até a desocupação. ;Temos que, junto com a prefeitura, pensar em alguma coisa;, disse o padre Luiz Antonio Pereira. No próximo dia 13, está programada audiência pública sobre o caso, às 11h, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

A ocupação do terreno da Oi, no Engenho Novo, conhecida como Favela da Telerj, foi feita no final de março passado. A reintegração do posse ocorreu em meio a muito tumulto, no dia 11 de abril. Após serem retiradas do local, as pessoas se deslocaram para a área em frente à prefeitura do Rio, onde acamparam por uma semana, até serem expulsas do local. Dali, seguiram para a Catedral Metropolitana, onde permaneceram até esse sábado (3). A quadra de futebol de salão onde as famílias ficarão foi construída para a Jornada Mundial da Juventude.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação