Brasil

Apenas 10% da frota de ônibus está circulando no Rio, segundo secretaria

De acordo com o secretário de Transportes, a prefeitura prioriza as linhas responsáveis pela integração com outros meios de transporte, como trens e metrô

postado em 13/05/2014 09:33
O secretário municipal de Transportes do município do Rio, Alexandre Sansão, disse nesta terça-feira (13/5) que apenas 10% da frota dos 8.749 ônibus urbanos da cidade está circulando na cidade. De acordo com o secretário, a prefeitura prioriza as linhas responsáveis pela integração com outros meios de transporte, como trens e metrô, que estão com horário de pico antecipado desde cedo e fazem intervalos mínimos ao longo de todo o dia. Ao tentar sair da garagem, dez ônibus da empresa Jabour, em Senador Vasconcelos, na zona oeste, foram depredados por pessoas que participavam de um piquete.

[SAIBAMAIS]"Os poucos ônibus que estão circulando hoje estão selecionados para trabalhar em linhas de integração com esses ramais", informou. As linhas de transporte expresso, como o BRT Transoeste, estão operando apenas com o eixo principal. Segundo o secretário, por uma questão de estratégia, somente a ligação entre o terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, e Santa Cruz está em operação, com apenas 20% da capacidade. Foi liberado também para os carros de passeio o uso do corredeor expresso BRS (Bus Rapid Transit). "Há muito mais carros na rua do que ônibus e não faz sentido usar essa faixa apenas para os ônibus durante a greve dos rodoviários."



Na favela Rio das Pedras, em Jacarepaguá, na zona oeste, os motoristas de transporte alternativo estão cobrando R$ 10 para cada passagem. O secretário disse que os motoristas que têm as tarifas regulamentadas não podem usar esse procedimento, porque podem sofrer sanções da Secretaria de Transportes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação