postado em 15/05/2014 19:55
Medicamentos feitos à base de canabidiol, substância química encontrada na maconha, podem ser legalizados no país. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está discutindo o reenquadramento dela, que atualmente só é permitida quando há autorização especial para importação, como por exemplo, uma sentença judicial.
O novo enquadramento iria colocar o canabidiol em uma categoria de produto controlado, permitindo a entrada no país caso o paciente apresente uma prescrição médica.
O tema ainda precisa ser debatido e deliberado pela Diretoria Colegiada da Anvisa, o que necessiariamente precisa ocorrer em uma reunião pública da diretoria do órgão. O próximo encontro está previsto para ocorrer no dia 29/5.
Quem já usa:
Uma moradora de Brasília descobriu que a substância pode tratar a doença da filha. A garota de cinco anos sofre de epilepsia, e já chegou a ter 60 convulsões por semana. Com o remédio, que era importado pelos pais de forma ilegal, as crises caíram para 19 em duas semanas, e após dois meses de tratamento, o número de crises zerou. Em abril, os pais conseguiram autorização na Justiça para importar o medicamento.
A mãe, a paisagista Katiele Fischer, de 33 anos, junto com o pai, o professor Noberto Fischer, contam a história no filme Ilegal, documentário que busca incentivar o debate do tema. Assista ao trailer:
[VIDEO1]