Brasil

Morre, aos 82 anos, o arquiteto João da Gama Filgueiras Lima, o Lelé

Ele deixou um legado de obras por várias cidades brasileiras, de Macapá ao Rio de Janeiro - mais de duas dezenas em Brasília

postado em 21/05/2014 12:54
João da Gama Filgueiras Lima, arquiteto, conhecido como Lelé

Um dos mais importantes arquitetos brasileiros de todos os tempos, João da Gama Filgueiras Lima, o Lelé, morreu ao meio-dia desta quarta-feira (21/5), depois de mais de dois meses internado em consequência de um câncer. Ele tinha 82 anos. O corpo será velado no Centro Administrativo dda Bahia, em Salvador, na manhã desta quinta-feira (22/5). Segue para Brasília no mesmo dia, onde será sepultado na sexta-feira (23/5), na Ala dos Pioneiros do Cemitério Campo da Esperança (Asa Sul). Ainda não há informações confirmadas sobre o velório na capital federal.

Veja a galeria de fotos com as principais obras

Em parceria com Oscar Niemeyer, Athos Bulcão e Darcy Ribeiro, Lelé projetou algumas das mais grandiosas, inteligentes, funcionais, sociais e belas obras de Brasília. Com Oscar, fez o Minhocão e o Quartel-General do Exército, por exemplo; com Athos Bulcão, as unidades da Rede Sarah; com Darcy, o Beijódromo. Seu corpo está sendo velado em Salvador, onde morreu, e depois segue para Brasília, onde será enterrado no Campo da Esperança.


Lelé deixou obras por várias cidades brasileiras, de Macapá ao Rio de Janeiro, mais de duas dezenas em Brasília e um legado único: era um arquiteto que inventava modos de construção mais rápidas, os pré-fabricados, produzia novas tecnologias e dedicava-se a projetar hospitais, escolas, equipamentos urbanos, móveis hospitalares e tudo o mais que facilitasse a vida dos doentes e das populações periféricas. Era um utopista e um pragmático. Sensível e discreto. Nasceu no Rio de Janeiro e morou em Brasília e em Salvador.

Lelé teve três filhas, Luciana, Adriana e Sônia, nascidas em Brasília. Luciana nasceu com paralisia cerebral, o que ajudou a motivar o arquiteto a tomar o rumo da reabilitação dos movimentos. Adriana é arquiteta; Sônia, jornalista.

Veja a trajetória de Lelé na linha do tempo interativa
[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação