postado em 22/05/2014 12:02
O Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-SP) faz nesta quinta-feira (22/5), às 13h45, uma audiência de conciliação entre os sindicatos das empresas e dos rodoviários da capital paulista. A finalidade é tentar um acordo entre as partes que ponha fim à greve de motoristas e cobradores, iniciada há três dias. Os trabalhadores que aderiram à paralisação estão insatisfeitos com a proposta aprovada em assembleia no dia 19, que prevê aumento de 10%.[SAIBAMAIS]Nesta manhã, a situação é mais tranquila em comparação aos dois dias anteriores, quando mais da metade dos terminais da cidade foram fechados. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, a greve afetou 30% do transporte de ônibus, o que prejudica cerca de 1 milhão de pessoas. Uma reunião nessa quarta-feira (21/5) na Superintendência Regional do Ministério do Trabalho acertou o retorno às atividades com a condição de que a prefeitura intermediasse a reabertura das negociações com os empresários.
A reunião ocorrerá com Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (SPUrbanuss) e o Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores Rodoviário Urbano de São Paulo (Sindmotoristas). A assessoria de imprensa do TRT informou que, a partir desse encontro, outros trabalhadores podem ser convocados, tendo em vista que a mobilização ocorre sem a concordância do sindicato dos trabalhadores. A entidade aponta que o movimento foi espontâneo.
Logo após a reunião entre os representantes da capital, será feita uma conciliação similar com as representações de Osasco, onde também ocorre greve de transporte público desde o dia 20.