Brasil

A área da saúde está preparada para a Copa, afirma Arthur Chioro

'A maior parte dos turistas, quando vem ao Brasil, vem com seguro ou alguma forma de cobertura e pouco utilizarão [a rede pública]', acrescentou o ministro

postado em 22/05/2014 21:42
As 12 cidades-sede da Copa do Mundo estão preparadas para atender às demandas da área de saúde durante o evento, que começa no dia 12 de junho. A avaliação é do ministro da Saúde, Arthur Chioro, que participou hoje (22/5) do lançamento da campanha 2014 de incentivo à doação de leite materno, no Rio de Janeiro.

Questionado sobre as condições de atendimentos simultâneos a um grande número de pessoas, no Hospital do Andaraí, um dos escolhidos para ser referência na Copa, Chioro afirmou que toda a rede de saúde foi estruturada e está pronta para o Mundial.

;Não existe um único hospital que é referência, existe toda uma rede que envolve Samu, UPA [Unidade de Pronto-Atendimento], hospitais de referência e que envolve inclusive redes privadas, porque a maior parte dos turistas, quando vem ao Brasil, vem com seguro ou alguma forma de cobertura e pouco utilizarão [a rede pública];, acrescentou.

De acordo com o ministro, a experiência internacional mostra que menos de 1,5% das pessoas que participam de um evento como a Copa do Mundo requer assistência à saúde.



;Normalmente são problemas muito simples, resolvidos muitas vezes no próprio estádio e que pouco forçam a rede de saúde. Se a gente for pensar na manifestação de rua, a população comemorando a vitória do Brasil, que a gente sabe que acontece, não é nem um pouco diferente de alguma coisa que o Rio há décadas está acostumado a fazer, que é atender durante o carnaval. Cidades como Rio, Salvador, Fortaleza, Recife têm uma expertise em atendimento às massas que é muito grande. Então nós estamos muito bem preparados;.

O ministro informou que a Federação Internacional de Futebol (Fifa) aprovou os preparativos da área de saúde para o evento, no fim de março, e que o Brasil lançou, nesta semana, um manual de orientação para os visitantes, na 67; Assembleia Mundial de Saúde em Genebra, na Suíça.

;Nós lançamos lá em Genebra um manual do visitante, que aliás vai servir não apenas para a Copa do Mundo, mas para todos os grandes eventos e para o turismo no Brasil. Que é um manual que tem em espanhol, francês e inglês, com as principais orientações sobre como fazer no Brasil, que tipo de preocupação, que vacinas tomar, enfim, um conjunto de orientações;.

De acordo com o Ministério da Saúde, foram impressas 900 mil cartilhas, que serão distribuídas nas cidades-sedes da Copa . O guia está disponível na internet.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação