Brasil

Mais de 18 milhões de alunos fazem a olimpíada de matemática na terça-feira

Nesta fase, a provas com 20 questões objetivas é feita na própria escola e os 5% com as melhores pontuações passam para a segunda fase

postado em 24/05/2014 15:07
Nesta terça-feira (27/5) mais de 18 milhões de estudantes de escolas públicas de todo o país participam da primeira fase da 10; Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Nesta fase, a provas com 20 questões objetivas é feita na própria escola e os 5% com as melhores pontuações passam para a segunda fase, que ocorre no dia 13 setembro.

Leia mais notícias em Brasil


A segunda fase define os medalhistas e ganhadores de menções honrosas. A prova tem seis questões dissertativas, onde o estudante precisa explicar os cálculos e o raciocínio utilizados, e ocorre em cerca de 9 mil centros de aplicação.

A relação dos alunos premiados será divulgada no dia 1; de dezembro, no site www.obmep.org.br. Em 2014, serão 500 medalhistas de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze, além de 46.200 ganhadores de menções honrosas. Também recebem prêmios os professores, escolas e secretarias de educação dos municípios que se destacam pelo desempenho dos alunos.

Este ano, se inscreveram 46.712 escolas, de 5.533 municípios, com estudantes do 6; ao 9; ano do Ensino Fundamental, nos níveis 1 e 2; e do Ensino Médio, que fazem a prova do nível 3. A Obmep é promovida pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com recursos dos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação. O objetivo é estimular o estudo da matemática nas escolas públicas e revelar talentos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação