postado em 03/06/2014 11:38
O ministro Moreira Franco, chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, disse hoje (3) que o aeroporto de Natal (RN) ainda está em fase de testes e será inaugurado na próxima segunda-feira (9). O terminal, que entrou em operação no dia 31 de junho, ainda tem problemas alfandegários e não pode receber voos internacionais.Moreira Franco participou do programa Bom Dia, Ministro para falar sobre a operação dos aeroportos na Copa do Mundo. Ele disse que o aeroporto em São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal, está vivendo uma grande incompreensão. ;Não é só lá, em Brasília foi assim, em Guarulhos também, estamos determinando que haja um período de teste. Precisamo fazer com que as pessoas comecem a circular, que os sistemas e as conexões entrem em funcionamento para saber das dificuldade reais;.
Segundo o ministro, além dos testes fictícios que foram feitos, o aeroporto entrou em operação para testes e será inaugurado com toda a infraestrutura articulada. Até que a Receita Federal se instale, o antigo terminal, em Parnamirim (RN), ainda opera os voos internacionais.
As condições climáticas em aeroportos como o de Curitiba e Porto Alegre também foram assunto. ;O aeroporto fechado por causa de nevoeiro não é constrangimento para ninguém, acontece no mundo todo, é consequência do clima;, disse Moreira Franco, explicando que os aeroportos estão melhorando os equipamentos tecnológicos para enfrentar a questão.
Para o ministro, esses aeroportos, assim como o de Congonhas, em São Paulo, e o Santos Dumont, no Rio de Janeiro, foram construídos em áreas não apropriadas, quando a aviação não era tão desenvolvida quanto nos dias atuais.
Moreira Franco confirmou que, ainda esta semana, será instalado no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), o equipamento ILS2 (do inglês Instrument Landing System), que permitirá pousos e decolagens com baixa visibilidade.