Jornal Correio Braziliense

Brasil

Aeroporto de Natal está em fase de teste, diz Ministro da Aviação Civil

Terminal, que entrou em operação no dia 31 de junho, ainda tem problemas alfandegários e não pode receber voos internacionais

O ministro Moreira Franco, chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, disse hoje (3) que o aeroporto de Natal (RN) ainda está em fase de testes e será inaugurado na próxima segunda-feira (9). O terminal, que entrou em operação no dia 31 de junho, ainda tem problemas alfandegários e não pode receber voos internacionais.

Moreira Franco participou do programa Bom Dia, Ministro para falar sobre a operação dos aeroportos na Copa do Mundo. Ele disse que o aeroporto em São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal, está vivendo uma grande incompreensão. ;Não é só lá, em Brasília foi assim, em Guarulhos também, estamos determinando que haja um período de teste. Precisamo fazer com que as pessoas comecem a circular, que os sistemas e as conexões entrem em funcionamento para saber das dificuldade reais;.

Segundo o ministro, além dos testes fictícios que foram feitos, o aeroporto entrou em operação para testes e será inaugurado com toda a infraestrutura articulada. Até que a Receita Federal se instale, o antigo terminal, em Parnamirim (RN), ainda opera os voos internacionais.



As condições climáticas em aeroportos como o de Curitiba e Porto Alegre também foram assunto. ;O aeroporto fechado por causa de nevoeiro não é constrangimento para ninguém, acontece no mundo todo, é consequência do clima;, disse Moreira Franco, explicando que os aeroportos estão melhorando os equipamentos tecnológicos para enfrentar a questão.

Para o ministro, esses aeroportos, assim como o de Congonhas, em São Paulo, e o Santos Dumont, no Rio de Janeiro, foram construídos em áreas não apropriadas, quando a aviação não era tão desenvolvida quanto nos dias atuais.

Moreira Franco confirmou que, ainda esta semana, será instalado no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), o equipamento ILS2 (do inglês Instrument Landing System), que permitirá pousos e decolagens com baixa visibilidade.