Brasil

Crianças do Into enviam mensagens de apoio aos jogadores da Copa

De acordo com o programa Fortalecer, de educação em saúde, promovido pelo Into, 96 crianças - entre pacientes da ortopedia pediátrica e filhos de funcionários - participaram da campanha %u201CSeleção de valentes%u201D

postado em 03/06/2014 18:27
O craque Zico, apelido do ex-jogador da Seleção Brasileira de Futebol Arthur Antunes Coimbra, foi a principal atração nesta terça-feira (3/6) do evento de premiação de pacientes atendidos no setor de pediatria do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into), do Ministério da Saúde, no Rio de Janeiro.

De acordo com o programa Fortalecer, de educação em saúde, promovido pelo Into, 96 crianças - entre pacientes da ortopedia pediátrica e filhos de funcionários - participaram da campanha ;Seleção de valentes;. O programa desenvolve ações para prevenir a ocorrência de doenças ortopédicas a partir da infância, ao mesmo tempo em que estimula nas crianças hábitos saudáveis e a prática de esportes.

Baseada no personagem Valente, do programa Fortalecer, que é um cachorro vira-lata muito corajoso, as crianças foram incentivadas a escrever mensagens de apoio aos jogadores da Seleção Brasileira de Futebol que participarão da Copa do Mundo, integrando, dessa forma, a ;Seleção de valentes;. Entre as seis frases vencedoras, destaque para a de Nicole Vitória do Carmo Teixeira, de 9 anos, paciente do Into, que sofre de osteosarcoma (tumor no osso) e está fazendo quimioterapia. Em sua mensagem, Nicole diz: ;Vocês vencem no campo, eu venço por aqui. Vamos ser todos campeões;.

Outro vencedor foi Davi Knupp Fontenele Araújo, de 7 anos, filho de uma funcionária do setor de reabilitação do instituto, cuja mensagem foi: ;Chegou a hora, e o coração já está a mil. Vamos em frente, vamos, Brasil. Seleção de valentes que mexe com a gente, estou supercontente. Acredito em vocês, rumo ao hexa outra vez;.

Para Zico, falar de esporte com crianças é uma oportunidade que ele considera muito produtiva. ;É sempre gratificante poder estar com a criançada em um momento importante para o Brasil. E a gente faz o que é possível;, disse à Agência Brasil.

O ex-secretário estadual de Esporte e Lazer, André Lazaroni, ressaltou a iniciativa do Into, de estimular o interesse de pacientes pediátricos pelo esporte: ;É muito importante, cria um espírito de parceria, de compaixão, de ser brasileiro. É o famoso olimpismo; é o espírito olímpico no esporte. E esporte é isso; é integração, agrega e causa muita emoção. O Into está de parabéns e nós conseguimos que esse grande ídolo viesse, que é o Zico, um exemplo de ser humano, muito além de um grande atleta;.

Participou também da premiação o ex-atleta da Seleção Brasileira Paralímpica de Futebol de 5 (de cegos) Marcos Lima. Com sua experiência, transmitiu uma lição de otimismo para as crianças atendidas pelo Into. ;O esporte é o cara se superando;, disse Lima, e acentuou a importância da inclusão de pessoas com alguma deficiência por meio do esporte.

A pediatra Germana Bahr, coordenadora de Planejamento do Into, informou que a campanha foi criada com a intenção de levar às crianças uma experiência mais positiva da Copa do Mundo de Futebol. O programa Fortalecer, lançado no ano passado, trabalha com a premissa que comer bem, dormir bem e fazer exercícios são meios de prevenir doenças do aparelho locomotor. ;Dentro do nosso programa, a gente tem essa coisa de estimular o esporte e também o amor ao esporte. A gente estimula a auto-estima, a superação, porque grande parte dos nossos pacientes são deficientes físicos;, acrescentou.

Como os pediatras do Into estavam percebendo um desânimo nos pacientes infantis em relação à Copa, tiveram a ideia de lançar a campanha para estimulá-los. Daí usarem as personagens do programa Fortalecer, com os quais costumam se comunicar com as crianças no dia a dia. Um deles, o cachorro Valente, acabou transformado em ícone da campanha. As crianças gostaram da ideia, e enviaram fotos segurando cartazes com as suas mensagens, muitas das quais, inclusive, com roupas da seleção de futebol.


;As crianças se empolgaram muito, tiraram foto [vestidas] com roupa do Brasil. A gente acha que vai despertar uma coisa boa nelas, de amor pelo esporte, pela Copa;, segundo Germana. Ao convidarem Zico para falar sobre a importância da Copa para as crianças e entregar o prêmio ; um tablet para os ganhadores - o ex-atleta topou na hora, salientou a pediatra, e de acordo com ela a ;Seleção de valentes; está intimamente relacionada às crianças atendidas pelo Into, que ;lutam diariamente para vencer suas doenças;.

As fotos e mensagens das crianças passam, sem cessar, nos aparelhos do circuito interno de televisão do Into, para alegria das mães e pais que ali tratam seus filhos. O ambulatório pediátrico do Into conta com 24 leitos , mas nem todos estão ocupados no momento, devido à greve dos hospitais federais públicos. Germana Bahr salientou, entretanto, que a equipe médica continua trabalhando normalmente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação