Brasil

Justiça do Trabalho declara ilegal greve do metrô de São Paulo

A greve provocou caos nesta metrópole de 20 milhões de habitantes

Agência France-Presse
postado em 08/06/2014 13:28
São Paulo - A Justiça do Trabalho determinou neste domingo a ilegalidade da greve dos trabalhadores do metrô de São Paulo, que começou há quatro dias nesta cidade que acolherá na quinta-feira a abertura do Mundial, anunciou à AFP o sindicato dos metroviários.

"O Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo julgou a greve abusiva, mas durante a tarde em assembleia vamos votar se continuaremos ou não com a greve", declarou o porta-voz do sindicato, Thiago Marcelino Pereira.

Leia mais notícias em Brasil

O Tribunal também apoiou o reajuste salarial de 8,7% proposto pela empresa aos trabalhadores do metrô. O sindicato exige 12,2%.

No início da greve, na quinta-feira, a justiça trabalhista havia determinado que os trabalhadores do metrô poderiam paralisar suas atividades, mas mantendo 100% de operação nos horários de pico e 70% nas horas de baixa demanda.

Neste domingo, o Tribunal considerou que o sindicato não manteve este mínimo de operação.

A greve provocou caos nesta metrópole de 20 milhões de habitantes.

Filas intermináveis de passageiros esperando ônibus e enormes engarrafamentos foram o resultado da mobilização. A situação melhorou um pouco no fim de semana.

Na sexta-feira, a polícia militar inclusive dispersou com bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha grevistas que impediam a abertura da estação de metrô de Ana Rosa, em São Paulo.

São Paulo acolherá na quinta-feira a cerimônia de abertura e a primeira partida do Mundial, entre Brasil e Croácia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação