Brasil

Rio diz que tem alternativa para a Copa em caso de greve do metrô

"Temos um plano de mobilidade baseado principalmente no metrô, mas também complementado pelo BRT, pelos trens e pelas linhas de ônibus", diz secretário Municipal de Transportes

postado em 10/06/2014 19:03
A Prefeitura do Rio de Janeiro recomenda que os espectadores que vão assistir a jogos da Copa no Estádio do Maracanã utilizem o transporte público, principalmente o metrô. Segundo o secretário Municipal de Transportes, Alexandre Sansão, o foco do planejamento foi o Maracanã, mas a expectativa é que não haja complicações em outros pontos da cidade, por conta da decretação de feriado no dia, sem o fechamento de vias para áreas de lazer.

;Temos um plano de mobilidade baseado principalmente no metrô, mas também complementado pelo BRT [Bus Rapid Train], pelos trens e pelas linhas de ônibus. Deslocamentos a pé também serão sinalizados, estão planejados de forma que nós não tenhamos problemas para o deslocamento das 70 mil pessoas para o Maracanã nos dias de jogo;.

Em caso de paralisação no metrô, que pode ser decretada nesta terça-feira (10/6) se a assembleia dos metroviários decidir por greve, o secretário garante que há alternativas planejadas.



;Nós temos um plano de contingência. Se houver alguma paralisação no serviço de metrô seja por que razão for, estamos preparados para atender o deslocamento das pessoas para o Maracanã, seja por meio dos trens ou das linhas de ônibus complementares, esse sistema tem capacidade para transportar as pessoas para o Maracanã sem problemas. Se houver alguma paralisação no metrô, vamos anunciar fortemente quais são as linhas de ônibus alternativas e os ramais de trem que podem ser usados como contingência;, explicou.

O diretor de operações da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio), Joaquim Diniz, ressalta a proibição de ônibus e vans fretadas chegarem perto do estádio. Os bloqueios para esses veículos foram instalados a 4 ou 5 quilômetros do local dos jogos.

;Estamos repetindo um esquema que deu certo. A novidade é a possibilidade de veículos fretados tentarem acessar o Maracanã. Por conta disso, estamos ampliando a área de bloqueio especificamente para esses dois tipo de veículos, são 28 pontos de bloqueio. Veículos fretados, sejam eles ônibus ou vans, não vão chegar nas proximidades do Maracanã nos dias de jogos, das 9h da manhã até três horas após o término dos jogos;.

Os ônibus e vans fretadas deverão estacionar na Ilha do Fundão e os torcedores deverão pegar um ônibus até a estação Del Castilho do metrô.

As rotas a pé sinalizadas vão do Aeroporto Santos Dumont para a estação de metrô da Cinelandia; da estação das barcas para a estação Carioca do metrô; do Pier Mauá até a estação Uruguaiana; e da rodoviária a pontos de ônibus.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação