postado em 11/06/2014 09:54
Pelo Aeroporto Marechal Rondon, na região metropolitana de Cuiabá, a bandeira e o uniforme da seleção chilena já são facilmente reconhecidos. Os torcedores do Chile começaram a chegar na maioria dos voos procedentes de São Paulo e Brasília. A Secretaria de Turismo de Cuiabá espera receber mais de 20 mil chilenos até o jogo de estreia da seleção do Chile com a Austrália, na sexta-feira (13).[SAIBAMAIS]Os grupos chegam em meio a pequenos reparos feitos no saguão do aeroporto, que passou por reforma e ampliação. Mas a obra não foi concluída antes do Mundial. Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), depois da Copa o cronograma da reforma será reformulado, quando uma nova data deve ser agendada para a conclusão do terminal.
A temperatura máxima em Cuiabá, nessa terça-feira (10), foi 35 graus Celsius, com sensação térmica bem maior. O clima quente e tropical, porém, não desanimou alguns chilenos. ;Está bom. Muito diferente do Chile, muita umidade, muito suor, mas é suportável;, disse Luis Haeger, técnico industrial.
Problema maior que o calor foi a comunicação entre estrangeiros e chilenos. Segundo Leonardo Escribar, engenheiro, de Antofagasta, a 1.800 quilômetros de Santiago, ele chegou a São Paulo e não conseguiu as informações que precisava para se deslocar até Cuiabá. ;Não havia nenhum lugar para receber mapa, material de apoio. Todos da América Latina falam espanhol, falta o Brasil para que a gente possa se entender;, opinou.
Escribar acredita que a seleção chilena deve fazer uma boa estreia contra a Austrália na sexta-feira. Para o engenheiro, o time está forte e pode chegar à final do Mundial. ;Vai ser Brasil e Chile no Maracanã, com vitória nossa de 2x1 sobre os donos da casa;, arriscou.
Boa parte dos chilenos que vem a Cuiabá deve chegar por via terrestre, entre hoje (11) e amanhã, em caravanas, de ônibus ou carros pequenos.
Fachando o cerco
A Polícia Federal (PF) iniciou, na noite dessa terça-feira (10/6), o controle de imigração no Aeroporto Internacional de Cuiabá. A medida visa facilitar o desembarque de torcedores e delegações para as partidas da Copa do Mundo e prevenir a entrada de estrangeiros que estejam ;barrados; em seus países.