postado em 12/06/2014 13:33
Diversos grupos de manifestantes começam a ocupar à Praça Sete, em Belo Horizonte (MG), nesta tarde de quinta-feira (12/6). Os protestos foram marcados por meio de redes sociais. Segundo a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans). Pelo menos três ônibus com integrantes de movimentos sociais foram vistos chegando às avenidas Amazonas e Afonso Pena, no Centro de BH.Mesmo com a mobilização de manifestantes e policiais na Praça Sete, o trânsito não está fechado. O tráfego flui bem no dois sentidos das avenidas Afonso Pena e Amazonas, porque os grupos estão nos quarteirões fechados.
[SAIBAMAIS]Os atos, segundo os organizadores do evento, são contra o fim das remoções forçadas e garantia do direito à cidade e à moradia adequada; pelo transporte gratuito e de qualidade; pelos direitos humanos e dignidade da população em situação de rua; contra os gastos abusivos da Copa, entre outros.
Cerca de 20 homens do Batalhão Copa, da Polícia Militar, estão posicionados na Praça Sete. De acordo com o sargento Rodrigo de Souza, os policiais fazem um trabalho preventivo, para evitar o uso de armas brancas e explosivos como na Copa das Confederações. Os pertences dos manifestantes estão sendo revistados. Líquidos em garrafinhas também passam pela inspeção, pois podem ser inflamáveis.
;Estamos tentando identificar pessoas com apetrechos para uso violento, para já evitar o uso desse tipo de dispositivo, como bombas, pólvora, rojões e coisas do gênero;, explica o comandante o Batalhão Copa, o tenente-coronel Hércules de Paula Freitas. Segundo ele, até o momento nenhum material irregular foi apreendido. Ainda segundo o militar, o policiamento será reforçado também na área da Fan Fest, no Expominas, na Savassi, nas proximidades da Prefeitura e nos quarteirões fechados no entorno da Praça Sete.
Com informações do Estado de Minas