Diário de Pernambuco
postado em 15/06/2014 18:25
Um grupo de professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) visitou, na manhã deste domingo (15/6), as áreas atingidas por deslizamento em Natal, nas comunidades Mãe Luiza/Areia Preta e Jacó, na zona Leste de Natal. Os locais sofreram danos por conta do excesso de chuvas, que vem castigando a capital potiguar nos últimos três dias.A equipe de professores é formada por um geólogo, um engenheiro e um arquiteto e, durante o sobrevoo, informou que vai traçar um diagnóstico da atual situação nas áreas mais afetadas pelos temporais. Além do grupo, participaram do trabalho equipes da Defesa Civil local, que recebem orientação da Defesa Civil Nacional.
De acordo com o grupo, o diagnóstico servirá para a Prefeitura de Natal adotar as providências emergenciais de contenção que foram necessárias, já que uma grande área foi isolada nas comunidades. No momento, equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Semopi) estudam as medidas a serem tomadas e há uma chance de colocar uma lona em toda a extensão da cratera que foi aberta no deslizamento entre Mãe Luiza e Areia Preta.
A gerência da equipe destacou que a lona serviria como uma espécie de calha e evitaria o contato da água da chuva com a terra já encharcada. Os membros da operação ressaltaram que a área é bastante instável e não descartam a possibilidade de novos deslizamentos.