Brasil

Técnicos da Seap-Rio se mobilizam por plano de cargos e carreira

Segundo a presidenta da Assap, Lúcia Lutz, os profissionais lutam por um plano há muitos anos, sem sucesso.

postado em 16/06/2014 19:02
Técnicos de saúde da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) - médicos, enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas - fizeram manifestação na tarde desta segunda-feira(16/6) em frente ao Palácio Guanabara, em Laranjeiras, zona sul do Rio de Janeiro. Eles pediam reunião com o governador Luiz Fernando Pezão para cobrar o envio imediato à Assembleia Legislativa (Alerj) do plano de cargos, carreira e salários da categoria. Cerca de 50 pessoas participaram do ato, de acordo com a Associação dos Servidores de Saúde e Assistência Penitenciária (Assap).

Segundo a presidenta da Assap, Lúcia Lutz, os profissionais lutam por um plano há muitos anos, sem sucesso. ;Não temos um aumento salarial há muito tempo. Quando a Seap foi criada, muitos profissionais - como da segurança, por exemplo - receberam vários benefícios, conseguiram o plano de carreira. Nós não temos um enquadramento. Temos urgência que isso seja levado para votação na Alerj, porque depois do dia 3 de julho o plano não poderá mais ser votado por estarmos em ano eleitoral. Se isso acontecer, perderemos mais um ano;, disse.

De acordo com dados da associação, atualmente apenas cerca de 600 técnicos de assistência penitenciária atendem a carcerária do estado do Rio, que tem 36 mil detentos. Para Lúcia Lutz, os trabalhadores de saúde da Seap merecem mais respeito e atenção, já que a Justiça depende de laudos feitos por esses profissionais para tomar decisões em relação aos detentos.


; Já fomos atendidos pelo chefe de gabinete da Casa Civil, pela chefe de gabinete do governador, e eles prometeram uma reunião para conseguir uma definição para nós. Até agora não tivemos retorno de nada. Temos que dar conta da parte jurídica, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais; tem que dar laudos para diversas coisas, até mesmo visita íntima. O sistema penitenciário funciona muito por conta dos técnicos;, disse.

A Seap informou, em nota, que ;os técnicos da área de saúde estão buscando, através de reivindicações, ter um plano de cargos e salários;. Segundo a secretaria, apenas inspetores de Segurança e Administração Penitenciária têm plano. Procurada pela Agência Brasil, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão informou que não tem informações disponíveis no momento sobre o plano reivindicado pelos técnicos da Seap.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação