Brasil

Duas pessoas são detidas em Natal antes do jogo entre Estados Unidos e Gana

Convocado por servidores, organizações sindicais e movimentos sociais, o ato criticou os gastos públicos com a Copa do Mundo

postado em 16/06/2014 21:45
Antes mesmo do jogo entre Estados Unidos e Gana começar, às 19h desta segunda-feira (16/6), duas pessoas já haviam sido detidas durante manifestação em Natal. Convocado por servidores, organizações sindicais e movimentos sociais, o ato criticou os gastos públicos com a Copa do Mundo e a situação de calamidade em que se encontra a cidade.

Ao chegarem ao local acertado com as forças de segurança ; a zona de segurança próxima à Arena das Dunas ; os organizadores da atividade deram-na por encerrada. ;Nós fomos até o local que era permitido pela Lei da Fifa. De onde nós estávamos até o local onde poderíamos ir, foram cerca de dois quilômetros;, relatou Rosália Fernandes, do Sindicato dos Servidores em Saúde, uma das organizadoras do protesto.

Leia mais notícias em Brasil

Parte dos ativistas, contudo, seguiu em frente. Dois foram detidos, segundo o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte, general Eliéser Girão Monteiro Filho, porque teriam trancado (interditado) uma rua. Antes da Copa começar, a Justiça potiguar aprovou lei que restringe as manifestações, ao estabelecer, por exemplo, que é proibida a interdição das vias públicas em todo o território da capital, sob pena de multa diária de R$ 200 mil por entidade e R$ 20 mil por participante.

O secretário afirmou ainda que não houve depredação de patrimônio público ou privado, mas que outras pessoas devem ser notificadas nos próximos dias. ;Estávamos no Centro de Comando e Controle, acompanhamos passo a passo o que aconteceu e vai ser feita notificação à Justiça;, disse.

A assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança Pública informou que as pessoas continuam detidas, em uma delegacia. Não há previsão de quando serão liberadas.

Os organizadores da manifestação criticam a lei e defendem o direito ao protesto. Para Rosália, o ;ato foi vitorioso;. ;Mostramos nossa crítica;, disse, destacando que em torno de 300 pessoas participaram do protesto, apesar da falta de ônibus e da ameaça de chuva.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação