Brasil

Turistas aproveitam dia seguinte ao jogo para conhecer Fortaleza

Desde o início da manhã, turistas caminhavam fotografando os pontos mais bonitos, principalmente próximo às praias

postado em 18/06/2014 14:25
Um dia depois de assistirem ao empate entre Brasil e México em Fortaleza, turistas estrangeiros que invadiram a cidade desde o início da Copa do Mundo aproveitaram para conhecer as belezas da capital cearense. Desde o início da manhã desta quarta-feira (18/6), turistas caminhavam em grupos ou sozinhos fotografando os pontos mais bonitos, principalmente próximo às praias.

O mexicano Daniel Ingelmo, vendedor de carros em Acapulco, veio com mais dois amigos para a Copa do Mundo e, depois de torcer ontem por sua seleção, tirou o último dia em Fortaleza para conhecer alguns pontos turísticos, antes de partir de carro para Recife, onde o México joga segunda-feira (13) a próxima partida, contra a Croácia.

;A cidade está muito bonita. Não imaginávamos que fosse tão grande;, elogiou Ingelmo, que esteve ontem no estádio e também aproveitou os shows do dia anterior ao jogo na Fifa Fan Fest. Ele disse que, apesar de estar gostado muito da cidade, faltaram algumas coisas. ;Ontem, às 21h30, os restaurantes próximos ao nosso hotel estavam fechados e também não encontrávamos táxi.;

O americano Andrew Porter, que também estava ontem na Arena Castelão, veio ao Brasil para ficar todo o período da Copa, que se encerra no dia 13 de julho, com a final no Maracaná. Produtor de alimentos orgânicos no estado da Pensilvânia, ele saiu vestido com o uniforme do Ceará, time que disputa a Série B do Campeonato Brasileiro, para interagir ainda mais com os moradores locais.



;Fortaleza é muito bonita, tem muita gente boa, está muito bom;, disse Porter, que se apaixonou pelo Brasil quando esteve há 20 anos em Natal, durante a Copa do Mundo vencida pela seleção brasileira nos Estados Unidos. Desde então, esta é a quarta vez que volta, sendo a primeira visita a Fortaleza. Ele pretende assistir a pelo menos cinco jogos do Mundial, visitando também Brasília, Rio de Janeiro e Natal.

Desde o início da Copa, Fortaleza recebeu dezenas de milhares de turistas. Somente mexicanos foram quase 20 mil mil, de acordo com dados do governo estadual, com base no total de voos fretados do México e no transatlântico que ancorou na capital, trazendo 3,6 mil pessoas.

O comércio da cidade, principalmente bares e restaurantes, multiplicou as vendas, e muitos têm tido fila de espera. O reforço do policiamento, perceptível para os moradores e quem já esteve antes na cidade, contribuíram para a atração de turistas a vários pontos.

Felipe Barbosa Ponte, gerente do Coco Bambu, um dos restaurantes mais procurados da Avenida Beira Mar, disse que o movimento dobrou desde o início da Copa. A casa tem fila de espera em quase todo seu horário de funcionamento. ;O movimento aumentou muito mesmo. Recebemos turistas mexicanos, uruguaios, da Costa Rica e até de Gana, que jogará aqui a próxima partida, no sábado.;

O Centro de Atendimento ao Turista, localizado no calçadão da Avenida Beira Mar, informou à Agência Brasil que os principais pontos de interesse pelos quais os visitantes mais perguntam são a Arena Castelão, o centro, a Fan Fest e as praias. A maioria dos turistas atendidos nos primeiros dias de copa é dos países que jogaram ou vão jogar na cidade (Uruguai, Costa Rica e México), mas já apareceram por lá finlandeses, búlgaros, espanhóis, franceses, suíços, belgas e japoneses.

Os próximos jogos em Fortaleza são Alemanha e Gana, sábado (21) e Grécia e Costa do Marfim, terça-feira (24). A Arena Castelão ainda receberá um jogo das oitavas de final e um das quartas de final. Caso o Brasil avance para as próximas fases, jogará mais uma vez na cidade, agora conhecida por sido a primeira onde a torcida cantou todo o Hino Nacional antes de uma partida do Brasil, na Copa das Confederações, no ano passado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação