Jornal Correio Braziliense

Brasil

Manaus: secretários e vereadores vão devolver dinheiro de ingressos da Copa

Os 41 vereadores também concordaram em ressarcir os cofres públicos pelos ingressos que receberam na semana passada

Os secretários municipais, servidores da prefeitura e vereadores de Manaus que receberam do Poder Executivo local ingressos para assistir aos jogos da Copa do Mundo marcados para a capital amazonense terão de devolver aos cofres públicos o valor correspondente aos bilhetes.

Cada um dos 22 secretários da administração direta e indireta recebeu oito ingressos ; um par para cada uma das quatro partidas disputadas em Manaus. Vários gestores também foram beneficiados pela iniciativa da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), que adquiriu 544 ingressos da Fifa. Para justificar a despesa, a fundação alegou estar investindo em ;promoção turística;.

A Secretaria Municipal de Comunicação informou que todos os contemplados terão de depositar o valor correspondente na conta bancária da prefeitura. O controle do reembolso ficará a cargo da própria Manauscult.



Os 41 vereadores também concordaram em ressarcir os cofres públicos pelos ingressos que receberam na semana passada. Cada parlamentar deverá depositar o dinheiro na conta da prefeitura e apresentar o comprovante de depósito. Os valores a serem ressarcidos por cada um dependem da localização dos assentos.

Segundo a secretaria, a proposta inicial da Manauscult era convidar jornalistas e profissionais de outros estados para visitar a cidade, conhecer a Arena Amazônia e o potencial turístico local. Os ingressos, no entanto, só foram entregues no dia 11 deste mês, véspera da abertura do Mundial, e a apenas três dias do primeiro jogo em Manaus.

Ainda de acordo com a secretaria, o prazo exíguo, a falta de vagas em hotéis e a dificuldade de conseguir passagens aéreas de última hora acabaram inviabilizando a iniciativa. Por isso, o diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, decidiu distribuir os ingressos entre as autoridades municipais que contribuíram para que a cidade seja uma das sedes do mundial.

;O Bernardo Monteiro de Paula, que é muito competente, agiu com boa intenção, mas foi um pecadilho da administração. Fizemos uma reunião e foi decidido que o dinheiro dos ingressos vai ser ressarcido, como manda o manual do tratamento da coisa pública. Os ingressos que foram destinados aos vereadores também terão recursos ressarcidos para a administração municipal", garantiu o prefeito, Arthur Virgílio Neto.