postado em 18/06/2014 20:35
[VIDEO1]Os torcedores chilenos que invadiram o Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (18/6) momentos antes do jogo em que o Chile eliminou a Espanha da Copa do Mundo, terão o prazo de 72 horas para deixar o país. A determinação é da Polícia Federal (PF), que informou em nota que 85 pessoas serão notificadas. Os invasores foram levados para uma delegacia no Rio.
;Em relação aos torcedores estrangeiros que invadiram o Centro de Mídia no Maracanã nesta quarta-feira, a Policia Federal informa que notificará os 85 indivíduos a deixar o país em um prazo máximo de 72 horas. A ação encontra respaldo no Estatuto do Estrangeiro. Caso não cumpram a notificação, os torcedores estrangeiros estarão sujeitos à deportação sumária pela Polícia Federal;, destaca o texto publicado no site da PF.
[SAIBAMAIS]
Sem ingresso para a partida no Rio, torcedores, em sua maioria chilenos, derrubaram grades, passaram por cima da segurança do estádio, invadiram o principal Centro de Imprensa da Copa do Mundo e tentaram acessar as arquibancadas do estádio. Enfileirados, passaram praticamente marchando pelo interior da área de imprensa. Assustados, seguranças privados da Copa do Mundo gritavam: ;Fecha, fecha, fecha;, avisando aos colegas que os baderneiros estavam tomando o estádio de assalto.
Depois do ocorrido, o Ministério das Relações Exteriores entrou em contato com o Consulado-Geral do Chile no Rio de Janeiro para comunicar o episódio. O Ministério da Justiça (MJ), por sua vez, informou que a Polícia Militar teve de atuar no caso. ;Embora a segurança interna do estádio seja realizada sob responsabilidade dos stewards - seguranças privados contratados pelo COL/FIFA - a Policia Militar do Rio de Janeiro interveio para conter a situação e efetuou a detenção de 85 torcedores. As autoridades policiais competentes tomarão as providências legais e cabíveis em relação ao assunto;, diz nota do MJ.