Jornal Correio Braziliense

Brasil

Deslizamentos de terra em dois bairros de Natal atingem 100 famílias

Os deslizamentos ocorreram por conta das chuvas, cuja intensidade levou a Prefeitura de Natal a decretar estado de calamidade pública

Três deslizamentos de terra ocorreram entre os bairros de Mãe Luíza e Areia Preta, na zona leste de Natal, desde a última sexta-feira (13/6). Segundo o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Paulo César Ferreira, 100 famílias foram atingidas e tiveram que sair de suas casas. Metade delas está em casa de parentes. A outra parte foi abrigada na Escola Municipal Santos Reis.

Os deslizamentos ocorreram por conta das chuvas, cuja intensidade levou a Prefeitura de Natal a decretar estado de calamidade pública, na segunda-feira. Hoje, dois carros foram parcialmente soterrados na região dos bairros de Mãe Luíza e Areia Preta, após caírem em um grande buraco aberto. Um dos veículos era de uma locadora e levava turistas chilenos que foram à cidade assistir aos jogos da Copa do Mundo, segundo a secretaria de Comunicação da prefeitura.

Leia mais notícias em Brasil

O secretário Paulo César Ferreira destacou que ;até agora, evacuamos mais de 80 casas e mais de 20 casas foram ao solo sem um ferido sequer;. Ele explicou que ;a função da secretaria de Segurança Pública e Defesa Social é detectar área de risco e fazer evacuação das famílias;, e que vistorias continuam sendo feitas na região.

Na terça-feira, a prefeitura de Natal anunciou que vai pagar o aluguel de casas para os moradores desabrigados. O Ministério Público do Rio Grande do Norte definiu que ;vai instaurar inquéritos civis para averiguar eventuais responsabilidades pelo deslizamento de terra, bem como para acompanhar as medidas que estão sendo adotadas para proteger os atingidos e remover eventuais riscos para a integridade física de outros grupos que estejam em situação similar de vulnerabilidade;, segundo informado pelo site do órgão.