Brasil

Polícia prende 14 pessoas em SP por lançar 'bombinha' contra ingleses

O episódio teria como origem um confronto entre "hooligans" e torcedores brasileiros durante a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul

Agência France-Presse
postado em 19/06/2014 20:35
São Paulo - A polícia deteve nesta quinta-feira 14 pessoas acusadas de lançar uma bomba de São João contra torcedores ingleses em São Paulo, pouco antes da partida entre Uruguai e Inglaterra pelo Grupo D da Copa do Mundo. "Lançaram uma ;bombinha de festa junina;, que tem pólvora e faz muito barulho, mas não queima. Foi jogada na direção de torcedores ingleses" em um bar de São Paulo onde se reúne muita gente para ver futebol", explicou à AFP o tenente Rômulo Gabrette Lara. "As pessoas no bar correram, houve tumulto, mas não há feridos".

Os 14 detidos carregavam vários rojões e segundo o tenente Rômulo, "seu plano era lançar algumas bombinhas para provocar a briga e depois utilizar os fogos de artifício".

Leia mais notícias em Brasil

A polícia também apreendeu um punhal, um protetor bucal de luta e um soco inglês. Segundo o tenente Rômulo, o episódio teria como origem um confronto entre "hooligans" e torcedores brasileiros durante a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.

Os brasileiros "se organizaram nas redes sociais e, aparentemente, queriam repetir o episódio, mas no bar não haviam ;hooligans;, eram apenas torcedores comuns ingleses, incluindo famílias".

Nesta semana, alguns incidentes ocorreram no Fifa Fan Fest de São Paulo pelo grande número de pessoas que queriam ingressar no local. Existe um sistema automático que bloqueia a passagem de torcedores quando a capacidade de 30.000 pessoas é alcançada.

Na terça-feira, a polícia dispersou alguns torcedores utilizando spray de pimenta. Na ocasião, em que quatro pessoas ficaram feridas, a polícia informou à AFP que houve um tumulto porque um grupo de torcedores havia tentado passar pelas grades de segurança para invadir a área. A segurança e a fiscalização da Fan Fest são de competência da Fifa, explicou o porta-voz.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação