Brasil

Rio terá feriado integral na próxima quarta-feira por causa da Copa

No dia 4/7, durante as quartas de final, o feriado previsto já era integral, pois a partida começa às 13h

postado em 20/06/2014 21:51
A prefeitura do Rio decidiu decretar feriado integral na próxima quarta-feira (25), quando França e Equador se enfrentarão no Estádio do Maracanã, e não apenas a partir do meio-dia, como estava previsto. A mudança será publicada no Diário Oficial na próxima segunda-feira (23) e atende a pedido das forças de segurança pública, para que o esquema em torno do estádio seja melhor executado.

No dia 4 de julho, quando haverá um jogo de quartas de final no Maracanã, o feriado previsto já era integral, porque a partida vai ser às 13h.

As autoridades municipais também anunciaram mudanças no plano operacional no entorno do Maracanã. A partir de agora, em todos os jogos no estádio, a interdição parcial será feita sete horas antes da partida e a interdição integral passou para seis horas. Antes, o esquema era de seis e quatro horas, respectivamente. Também foi alterado o horário de bloqueio de veículos fretados, que começaria às 9h e foi antecipado para as 7h.

Para o jogo Brasil e Camarões, na segunda-feira, em Brasília, às 17h, será repetido o esquema utilizado na partida anterior da seleção brasileira, na última terça. A única alteração será a pista reversível da Avenida Radial Oeste, no sentido do bairro do Méier, zona norte da cidade, que costuma ser usada a partir das 16h, e na próxima segunda-feira funcionará depois das 12h.

O diretor da CET-Rio recomenda o uso de transportes públicos, principalmente o metrô. Ele reconhece que no último jogo do Brasil o trânsito no Rio ficou caótico com a concentração das pessoas que foram liberadas do trabalho às 12h. ;As vias da cidade não têm capacidade de suportar essa grande quantidade de veículos circulando ao mesmo tempo;, destacou.

Para ele, a ideia de que usar o carro em dia de jogo do Brasil, pensando que a volta para casa será mais rápida, não se confirmou. Por isso, "a gente insiste e reforça a recomendação para as pessoas deixarem o carro em casa e irem para o trabalho em transporte público, porque a volta para casa será mais rápida;, aconselhou.

Maciel contou ainda que Terreirão do Samba, na Praça Onze, centro do Rio, tinha recebido até o fim da tarde de hoje 37 motorhomes. A decisão de transformar a área em estacionamento para este tipo de veículo foi tomada pela prefeitura ontem (19), diante do grande número de motorhomes que chegaram à cidade com turistas estrangeiros, principalmente argentinos e chilenos. ;Eles saíram das vias da cidade e foram direcionados [para o Terreirão]. Essa operação vai ser mantida até o fim da Copa;, informou Maciel.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação