Brasil

Protesto contra prisão de manifestantes bloqueia entrada da USP

Professores da universidade, que estão em greve desde o dia 27 de maio, também participam do ato

postado em 26/06/2014 07:46
Um grupo de 40 pessoas, de acordo com a Polícia Militar, bloqueia a entrada principal (Portaria 1) da Universidade de São Paulo (USP) desde as 6h40. O protesto de estudantes é contra a prisão do funcionário Fábio Hideki Harano, detido na última segunda feira (24) durante uma manifestação contra os gastos da Copa do Mundo. Professores da universidade, que estão em greve desde o dia 27 de maio, também participam do ato.



[SAIBAMAIS]Fábio é servidor da USP e integrante do conselho diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade de São Paulo. Além do movimento que bloqueia o acesso à universidade, outro protesto em defesa de Fábio e do professor de inglês Rafael Marques, outro detido durante o ato Se Não Tiver Direitos Não Vai Ter Copa, está previsto para ocorrer à tarde na Avenida Paulista. Já o grupo que está em frente à USP deve seguir em passeata pela Avenida Alvarenga, passando pela Vital Brasil até a Marginal Pinheiros.

Além das prisões, os movimentos criticam o uso da condução coercitiva para garantir que os integrantes do Movimento Passe Livre (MPL) prestem depoimento no inquérito aberto pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) para apurar a violência nas manifestações. O MPL também convocou uma manifestação contra o inquérito para a próxima terça-feira (3).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação