Brasil

Apoio e adesão aos protestos tiveram queda, diz estudo da SAE

Em agosto de 2013, 75% dos entrevistados apoiavam ou haviam participado de protestos. Em maio de 2014, o percentual caiu para 54%

postado em 26/06/2014 20:49
Um estudo da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE) mostra queda no apoio às manifestações populares nos últimos meses. De acordo com o estudo, em agosto de 2013, 75% dos entrevistados apoiavam ou haviam participado de protestos. Em maio de 2014, o percentual caiu para 54%. No ano passado, 25,69% das pessoas desaprovavam as manifestações, contra 45,78% em maio deste ano. Cerca de 3.800 pessoas, em 215 cidades, foram ouvidas no ano passado e este ano sobre o assunto e também para avaliar as políticas públicas.

Segundo o ministro da secretaria, Marcelo Neri, a pesquisa permitiu traçar o perfil do manifestante. ;Variáveis como acesso à internet, juventude, ajudam a explicar a adesão. Não são jovens das classes mais baixas, são jovens mais educados, com trabalho. Não foi uma manifestação de desempregados contra a desigualdade, como o Ocupem Wall Street;, disse, ao apresentar o estudo em palestra para jornalistas estrangeiros e brasileiros no centro de mídia da Copa do Mundo.

Leia mais notícias em Brasil

Conforme o estudo, a maioria das pessoas que participaram dos protestos tinha entre 15 e 29 anos de idade, cerca de 44% tinham plano de saúde, 93% usavam internet como fonte de informação e 26% tinham ensino superior incompleto ou completo. O estudo apontou que 60% disseram que não iriam às ruas em 2014, embora 34% deste percentual responderam que aprovavam as manifestações.

Para integrantes de movimentos e especialistas, a queda na adesão pode estar relacionada aos atos violentos. O cientista político Leonardo Barreto lembra que muitos dos atos terminaram em cenas de violência e depredação protagonizadas pelos black blocs. ;Os protestos perderam muito apoio depois que isso aconteceu. As pessoas ficaram com medo de serem expostas;, diz Barreto, explicando que os atos deixaram de contar com o ;protestante de ocasião;, pessoas que não são vinculadas a grupos políticos. ;Nas marchas de junho, você escutava os amigos dizendo que levariam os filhos para ver. Hoje, você vê pais pedindo para os filhos saírem dos atos;.

Os números da secretaria fazem parte de uma pesquisa domiciliar mais ampla sobre a percepção dos brasileiros em relação ao país, que será lançada na semana que vem. ;A renda do brasileiro está crescendo 6,8% acima da inflação. A renda do brasileiro está crescendo a despeito das intempéries macroeconômicas e ela cresce mais na base da distribuição. A pesquisa mostra este caminho de crescer e redistribuir renda e que embora a desigualdade no Brasil ainda seja muito grande, ela continua caindo;, disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação