Brasil

Câmara aprova pensão vitalícia de R$ 4.390 para a atleta Lais Souza

Ela sofreu um grave acidente nos Estados Unidos, durante treinamento para as Olimpíadas de Inverno da Rússia, e perdeu os movimentos do pescoço para baixo

postado em 02/07/2014 19:57
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (2/7) um projeto que concede pensão especial, mensal e vitalícia para a atleta olímpica Lais Souza, que, em janeiro, sofreu um grave acidente em Salt Lake City, nos Estados Unidos, durante treinamento para as Olimpíadas de Inverno da Rússia. Lais teve um deslocamento entre a terceira e quarta vértebras e perdeu os movimentos do pescoço para baixo.

De autoria dos deputados Mara Gabrilli (PSDB-SP) e Rubens Bueno (PPS-PR), o projeto de lei aprovado em plenário estabelece o pagamento mensal a Lais de uma pensão de R$ 4.390,24, valor máximo pago pela Previdência Social. Os deputados fixaram, no entanto, que o benefício não poderá ser transmitido aos herdeiros da atleta. O texto terá que ser votado no Senado antes de seguir para sanção presidencial.



Na avaliação da relatora do projeto na Comissão de Seguridade Social e Família, deputada Rosinha da Adefal (PTdoB-AL), "é justo que o país honre os esforços dessa atleta, que representaria o Brasil". "São inúmeros os obstáculos que a pessoa enfrenta a cada dia", afirmou a parlamentar, que é cadeirante.

De acordo com os autores da proposta, Lais vem de uma família humilde de Ribeirão Preto (SP), que não teria condições financeiras de arcar com as despesas decorrentes de tratamento médico. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) tem feito campanhas para arrecadar recursos para o tratamento da jovem, que participou das Olimpíadas de Atenas, em 2004, na modalidade Ginástica Olímpica. Em 2013, ela começou a treinar esqui aéreo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação