Brasil

Prefeito de Belo Horizonte decreta três dias de luto após desabamento

Segundo ele, são 19 feridos, dois deles de gravidade moderada. Ambos passaram por cirurgia. Os demais estavam no micro-ônibus que se chocou com o viaduto recém-caído.

postado em 03/07/2014 19:21
O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, decretou três dias de luto oficial na cidade pelas vítimas do desabamento do Viaduto Guararapes. "Estamos identificando todas as vítimas e suas famílias para que tenham todo o atendimento necessário neste momento de dor", disse Lacerda, em entrevista coletiva.

Segundo ele, são 19 feridos, dois deles de gravidade moderada. Ambos passaram por cirugia. Os demais estavam no micro-ônibus que se chocou com o viaduto recém-caído. A motorista do micro-ônibus morreu. A Secretaria de Saúde do estado informou, no entanto, que 20 pessoas ficaram feridas no acidente.



"No futuro, certamente depois de tudo apurado, vai-se descobrir algum erro de engenharia, seja de projeto, seja de construção, mas isso não é o mais importante neste momento. [O mais importante] é darmos toda assistência possível às famílias das vítimas", afirmou o prefeito. Questionado sobre o funcionamento da via embaixo do viaduto em construção, Lacerda respondeu: "Isso é normal, outros viadutos aqui tiveram o tráfego liberado com o viaduto ainda em acabamento". Ele disse que a construção estava sendo acompanhada pela prefeitura. O acidente será investigado e, como houve vítimas, será aberto inquérito policial.

[SAIBAMAIS] Em nota, a Cowan, empresa responsável pela obra, diz que "lamenta profundamente o ocorrido e [que] não está medindo esforços para oferecer o apoio necessário às vítimas e aos familiares". Em nova nota, a empresa informa que foram direcionadas ao local equipes para remoção da estrutura, inclusive providenciando iluminação e demais suportes necessários à realização dos trabalhos, que devem se estender pelos próximos dias. A empresa acrescentou que está providenciado o escoramento do segundo viaduto e que uma equipe técnica está no local para iniciar as investigações e definir as causas do acidente.

O viaduto que ruiu estava em fase de acabamento e seria entregue no final do mês. No início de fevereiro, um viaduto do mesmo complexo de obras para instalação do sistema de transporte rápido por ônibus, o Montesi, teve que ser interditado devido a um problema estrutural ; parte da obra se deslocou, lateralmente, cerca de 30 centímetros em relação à estrutura. O BRT faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Urbana. O viaduto é uma das vias de acesso ao Estádio Mineirão, que fica a cerca de 4 quilômetros do local do acidente e é uma das sedes da Copa do Mundo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação