Brasil

Advogado entrará com pedido para soltura de ativistas no Rio

OAB-RJ classifica prisões como absurdo e abuso por parte da polícia

postado em 12/07/2014 20:12
O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil seção Rio de Janeiro (OAB-RJ), Marcelo Chalréo, deve entrar ainda neste sábado (12/7) com pedido de liberdade, no plantão do Judiciário do Rio, para os ativistas presos pela Polícia Civil por envolvimento em atos de violência durante manifestações ocorridas na cidade, desde junho do ano passado.

Para Chalréo, as prisões são um ;absurdo;. Na avaliação dele, as detenções ocorreram ;com o objetivo de afastar essas pessoas de eventual participação em algum tipo de manifestação ou ato; e que foram decretadas sem fundamento legal ;minimamente razoável, com claro intuito de tolher ou reprimir a manifestação de expressão dessas pessoas;.

De acordo com o advogado, não há motivo para que os manifestantes sejam presos de forma preventiva, inicialmente por cinco dias. Segundo ele, além dos 19 ativistas detidos, cerca de 20 jovens que se encontravam na casa deles no momento da prisão também foram levados pela polícia. ;Isso é uma ilegalidade da ação da polícia;. Os ativistas foram enquadrados em formação de quadrilha.

Leia mais notícias de Brasil


Sobre a informação dada pela polícia de que a ativista Elisa Quadros Sanzi, a Sininho, seria a chefe da quadrilha, disse que essa é uma alegação ;sem pé nem cabeça;. Embora reconheça que Elisa tem tido participação importante em algumas manifestações, considerou que ;de forma nenhuma [ela] é uma liderança com esse caráter que quer dar a polícia;.

A ativista não prestou depoimento e só falará em juízo, segundo advogado de defesa Marino D;Icarahy. Segundo ele, a ativista estava no Rio Grande do Sul, onde foi detida, orientada por sua defesa e não participaria dos protestos programados para a final da Copa do Mundo.

;O que estão fazendo com a Elisa é uma grande covardia, como a todos [os demais presos];, disse. "Ela foi escalada como líder de uma organização criminosa que só existe na cabeça da polícia, do Estado, quando todo mundo sabe, e independe de prova, que esse movimento tem como característica principal não haver líderes;, disse.

;Há o que eles chamam de horizontalidade das discussões e das decisões. Não há nenhum tipo de organização, muito menos com fim criminoso;, acrescentou. Ele disse que a arma apreendida com uma adolescente detida na operação pertence ao pai dela.

Para D;Icarahy, a intenção da polícia era retirar de circulação esses manifestantes para evitar que fizessem os atos previstos nas partidas da Copa. Em relação à acusação de formação de quadrilha armada, apontada pela polícia do Rio, o advogado disse: ;Não existe isso. É um exagero, um crime que está se cometendo contra a nossa juventude;. Reiterou que as autoridades estão cerceando e intimidando esses manifestantes, fazendo com que as pessoas se adaptem à força a um sistema que elas contestam. Isso é completamente desumano;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação