Brasil

Escritor Rubem Alves morre aos 80 anos, em hospital de Campinas

O mineiro havia enfrentado um câncer em 2010 e havia sido internado no início de julho com infecção pulmonar

postado em 19/07/2014 15:17
O mineiro havia enfrentado um câncer em 2010 e havia sido internado no início de julho com infecção pulmonar

O escritor e educador Rubem Alves morreu neste sábado (19/7), aos 80 anos. Ele havia sido internado no último 10 de julho no Centro Médico de Campinas, com infecção pulmonar. Em 2010, ele já havia enfrentado um câncer, além de problemas no coração e coluna, que o obrigaram a passar por uma série de cirurgias.

Segundo os boletins médicos divulgados pelo hospital, o escritor estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e apresentava insuficiência respiratória devido a uma pneumonia. Ele respirava com assistência ventilatória mecânica sob sedação e alimentava-se por sonda.

O boletim deste sábado diz: "O intensivista e cardeologista do hospital Centro Médico de Campinas, Roberto Munimis, informa a rápida evolução no quadro do paciente Rubem Alves, que veio a óbito por falência múltipla orgânica às 11h50 do dia 19/7/2014"

O mineiro de Boa Esperança
Rubem Alves nasceu em 15 de setembro de 1933. Deixou Minas Gerais para estudar teologia no Rio de Janeiro. Durante a ditadura militar no Brasil, viveu em Nova York. Além de escritor e pedagogo, ele era poeta, filósofo, cronista, contador de história, ensaísta, teólogo, acadêmico, palestrante, autor de livros para crianças e psicanalista. Atualmente, é considerado uma das principais referências no pensamento sobre educação e tem mais de 160 títulos distribuídos em 12 países.

Além da extensa obra, o escritor deixa três filhos e o Instituto Rubem Alves em Campinas, que promove a inserção social por meio da educação e dá assistência a educadores.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação