Brasil

Última aula-espetáculo de Ariano Suassuna lotou teatro

O escritor foi o mestre de cerimônia durante o "Tributo a Capiba"

Diário de Pernambuco
postado em 23/07/2014 18:43
O escritor foi o mestre de cerimônia durante o

Foi bastante disputada a última aula-espetáculo ministrada pelo escritor Ariano Suassuna, apresentada nesta sexta-feira (18/7), no Festival de Inverno de Garanhuns. O teatro Luiz Souto Dourado ficou lotado. Tributo a Capiba é uma homenagem ao compositor de frevos autor de Madeira que cupim não rói e Maria Betânia, morto há 17 anos. Ariano e Capiba eram amigos, mas discordavam com relação a futebol: Ariano é rubro-negro, Capiba era tricolor fervoroso. Por isso, o cenário é preto, branco e vermelho.

Ariano era muito conhecido por realizar esse tipo de cerimônia longa, em que entretia os ouvintes com histórias bem-humoradas, piadas, poemas.

Fazendo o papel de mestre de cerimônia, acompanhado de músicos, bailarinos e cantores do "Grupo Arraial", Ariano detalhou a origem de cada música, relembrando os poetas que inspiraram composições de Capiba e fez uma grande caminhada em torno da cultura brasileira.

Conhecido pelos frevos que são cantados e tocados a cada Carnaval, Capiba teve uma vasta produção envolvendo valsas, choros, maracatus, entre outras. De todo o repertório do espetáculo, apenas uma é um frevo: "Tributo a João Pernambuco".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação