Com a notícia da morte do escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, 87 anos, nesta quarta-feira (23/7), diversas celebridades têm repercutido em redes sociais a admiração pelo trabalho do paraibano e a tristeza pela perda. O autor morreu, no Recife-PE, em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) Hemorrágico.
Suassuna foi internado no Real Hospital Português, às 20h desta segunda-feira (21/7) com um sangramento intracraniano. Ele foi levado para a sala de cirurgia em um procedimento emergencial. Em agosto do ano passado, o escritor sofreu infarto e AVC em intervalo de uma semana.
[SAIBAMAIS]O também escritor Luis Fernando Veríssimo lamentou a perda em entrevista à GloboNews: "Foi mais um golpe, depois da morte do João Ubaldo. Ele era um ícone, um tesouro nacional. Era um ícone da cultura brasileira. O que ele conhecia de histórias do Nordeste, de figuras..."
Em comunicado, o presidente do Senado, Renan Calheiros, também comentou a morte do autor. ;A morte do escritor e dramaturgo Ariano Suassuna é uma perda irreparável para a cultura nacional. Ao longo de 87 anos, Ariano soube como poucos revelar as nuances da cultura nordestina. Paraibano, fundou o Movimento Armorial nos anos 70, que tinha como objetivo utilizar a cultura popular para formar um arte erudita. A perda do escritor nos silencia, mas seus livros o eternizam na nossa memória. Em cada peça popular, em cada canto nordestino, Ariano Suassuna, reviverá.;
O presidente da Academia Brasileira de Letras, Geraldo Holanda Cavalcanti, determinou o cumprimento de luto oficial de três dias e declarou: ;A morte de Ariano Suassuna confrange e entristece a Academia Brasileira de Letras. No espaço de um mês, é o terceiro grande acadêmico que parte. Estendemos à família de Ariano nossos profundos sentimentos de pesar. E à multidão de seus amigos, leitores e admiradores no Brasil e no mundo, nossa solidariedade pela imensa perda. Ariano reunia em sua pessoa as extraordinárias qualidades de homem de letras e de intelectual no melhor sentido da palavra, alguém que, dispondo de uma cultura invulgar, era, ao mesmo tempo, um homem de ação. À sua maneira ocupava-se e preocupava-se com os problemas sociais, focado nos da sua região. Não podemos esquecer seu engajamento com o Movimento Armorial, através do qual buscava revigorar a identidade nordestina e suas peregrinações, levando, com humor, sua mensagem por todo o Brasil;.
O senador Randolfe Rodrigues prestou homenagem ao escritor em seu perfil no Twitter: ;;O Homem nasceu para Imortalidade. A morte foi um acidente de percurso.; Valeu Mestre Ariano! Graças a Você Somos Todos Nordestinos!;. O político ainda acrescentou: ;E vivemos um Julho onde a inteligência brasileira perdeu: Plínio, João Ubaldo, Rubem Alves e agora Ariano Suassuna. Termina logo esse mês. Vamos combinar, tá bom já, viu! De uma vez, João Ubaldo, Rubem Alves e Ariano Suassuna, deixa a gente sem sentido;
O ator Otaviano Costa publicou em sua página no Facebook a seguinte mensagem: "Oxente...hoje vou ficá deitadinho, bem quietinho, pensando no sinhô. E vou olhar para o céu meu amô, pois hoje a noite estará linda. Descanse bem Suassuna, descanse em paz. Descanse, pois foi bom demais".
Confira a repercussão:
Serginho Groisman, pelo Twitter:
;Ariano Suassuna. Paraibano-Pernambucano-Brasileiro que nos orgulha para sempre.Fica em paz.;
Carol Castro, pelo Instagram:
"O otimista é um tolo. O pessimista, um chato. Bom mesmo é ser um realista esperançoso" #ArianoSuassuna #RIP #MaisUmGenioQueSeVai #FestaNoCeu
Stepan Nercessian , pelo Twitter:
;Suassuna, Ubaldo, Junqueira, Tintim, Meu Deus, é muita gente boa morrendo dessa vez.;
Grazi Massafera publicou foto do escritor no Instagram com as hashtags:
"#simplesmente #sabedoria"
;Mais um gênio à caminho da festa. Outro grande amigo do meu pai. Amo Suassuna. #RIPArianoSuassuna;
Alexandre Padilha, pelo Twitter:
;Poeta até o fim, Suassuna está enraizado na cultura brasileira. Personagens e tramas fantásticas estão preservadas nas nossas memórias;
Geraldo Alckmin, pelo Twitter:
;Ariano Suassuna alegrou a vida de muita gente com sua escrita criativa. Que mês triste para a literatura brasileira.;
Rafael Cortez, pelo Twitter:
"Ivan Junqueira, João Ubaldo e agora o Suassuna. 3 gênios da literatura indo em 3 semanas. Vem livro bonito no céu...Mas por aqui, q lástima"
Fernanda Paes Leme, pelo Instagram:
;Esse foi um dia inesquecível pra mim...assim como ele, que fica, pra sempre! Obrigada mestre.;
Sérgio Vaz, pelo Twitter:
;A Vida dói, e sem Ariano Suassuna vai doer mais ainda.;
Sport Club do Recife, pelo Twitter:
"Vai em paz, Ariano! Falece o escritor Ariano Suassuna. De luto, o Sport homenageia o ser humano, artista e torcedor. http://bit.ly/1pdBnwa"
Fernanda Souza, pelo Instagram:
;Obrigada por sua arte! Por nos divertir, nos entreter e nos ensinar... Seu talento e sua história estão em nossa memória e coração! Muito obrigada!