postado em 18/08/2014 19:14
A Justiça do Rio de Janeiro acatou hoje (18) a denúncia apresentada pelo Ministério Público (MP) contra três policiais militares acusados de cometer estupro na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Jacarezinho, na Zona Norte da cidade.
A Auditoria Militar do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ) marcou para quinta-feira (21) o interrogatório dos policiais Gabriel Machado Mantuano, Anderson Farias da Silva e Renato Ferreira Leite. As três vítimas, uma delas menor de idade, são moradoras da comunidade e dizem que foram estupradas no último dia 5.
De acordo com decisão da juíza Ana Paula Monte Figueiredo Barros, há indícios de fatos que ;constituem crimes militares de natureza gravíssima;. No texto, a juíza dá como ;certo que a materialidade delitiva e a autoria encontram-se indiciariamente demonstradas, especialmente pelas declarações prestadas pelas supostas vítimas, que narram com riqueza de detalhes a empreitada criminosa e o modus operandi dos policiais militares;.
Os denunciados tiveram a prisão preventiva decretada, já que pela descrição das vítimas os policiais são perigosos, pois, ;em tese, aproveitando-se do poder ostensivo de suas fardas, subjugando as supostas vítimas, praticaram fatos absolutamente incompatíveis com sua função, pondo em risco a ordem pública, gerando insegurança àqueles que transitam pelo local;, diz a juíza.