Brasil

Senado desmente criação de projeto de lei que altera língua portuguesa

Entre outras coisas, o rumor que invadiu as redes sociais diz que palavras como "hotel", "hoje" e "humor" seriam grifados sem a letra "h"

postado em 20/08/2014 20:01
Nas últimas semanas um suposto ;projeto de lei; criado pelo Senado com a intenção de ;simplificar; a Língua Portuguesa repercutiu nas redes sociais e deu o que falar em sites da internet. De acordo com as publicações, entre as mudanças que o projeto previa, estava a abolição de "ç", "ch" e "ss; da ortografia oficial. No entanto, tudo não passa de um mal entendido.

Diante das dificuldades de entender o Novo acordo ortográfico, que começa a valer em 2016, o Senado criou um grupo de trabalho para analisar o que foi proposto e estudar meios que facilitem o aprendizado. O grupo é formado por professores da área de linguística que fazem uma análise técnica do novo acordo, com suporte da Comissão de Educação do Senado.

Devido a dimensão atingida pelo tal boato do "projeto de lei", muitos professores, alunos e estudiosos da língua portuguesa buscaram informações com o Senado. O presidente da comissão, o senador Cyro Miranda, informou por meio de nota oficial, que as medidas divulgadas e que preocupou muita gente na web não são verdadeiras. ;Recentes notícias de que estaríamos a ponto de reformular a ortografia da Língua Portuguesa não procedem;, apontou.



De acordo com a assessoria da senadora Ana Amélia, que ocupa a vice-presidência da mesma comissão, até o momento nenhuma mudança radical na lingua portuguesa está prevista. As ideias de realizar alterações pontuais na ortografia seriam apenas visões particulares de profissionais da educação que participam do grupo de trabalho e não uma decisão em conjunto da comissão ou mesmo um projeto de lei já formulado.

Antes de qualquer alteração na Língua Portuguesa, o assunto deverá ser debatido com outros países que utilizam o idioma e, principalmente, com a sociedade brasileira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação