Brasil

Morre aos 74 anos, Cybele, do Quarteto em Cy no Rio de Janeiro

A artista foi vítima de uma isquemia pulmonar, em decorrência de pneumonia

Diário de Pernambuco
postado em 22/08/2014 15:04
Cybele é a terceira da esquerda para direita

Faleceu nesta quinta-feira (21), em sua casa, no Rio de Janeiro, a cantora Cybele Ribeiro de Sá Leite Freire, aos 74 anos. Conhecida por integrar o Quarteto em Cy, popular entre a música nacional dos anos 1960 e até hoje na ativa, ela se recuperava de uma pneumonia e foi vítima de uma isquemia pulmonar. Seu corpo foi enterrado na tarde desta sexta-feira (22), no Cemitério São João Batista, na Zona Sul do Rio.

Cybele nasceu no dia 3 de maio de 1940, em Ibirataia, na Bahia, e se popularizou ao lado das irmãs Cylene, Cynara e Cyva Ribeiro de Sá Leite. O grupo começou a fazer shows em 1964 e gravou seu primeiro disco com o apoio de Vinícius de Moraes. No ano seguinte, após o "apadrinhamento" pelo poetinha, as irmãs gravaram o álbum Caymmi and The Girls from Bahia, ao lado de Dorival Caymmi, trabalho que as levou ao reconhecimento internacional.

No ano passado, comemoraram os 50 anos de formação, com apresentação na capital fluminense e o lançamento da biografia As meninas do Cy, escrito pela jornalista Inahiá Castro. Em março de 2014, depois de anos de jejum nos palcos baianos, elas fizeram show no Café-Theatro Rubi, do Sheraton Hotel, em Salvador, com a participação de Georgiana de Moraes, filha de Vinícius.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação