Brasil

Relembre as músicas mais marcantes da carreira do Quarteto em Cy

O grupo se destacou por interpretar os sucessos de Vinicius de Moraes e Tom Jobim

postado em 22/08/2014 18:28
As irmãs se apresentaram em Brasília na 2ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura, em maio deste ano
Formado por quatro irmãs baianas, o Quarteto em Cy se despediu nesta sexta-feira (22/8) de Cybele uma das integrantes do grupo vocal. Aos 74 anos, a cantora se recuperava de uma pneumonia e foi vítima de uma isquemia pulmonar. Apoiadas por Vinicius de Moraes, as irmãs Cylene, Cybele, Cynara e Cyva Ribeiro de Sá Leite formaram oficialmente o Quarteto em Cy. Em 1964, começaram a fazer shows para divulgar o primeiro disco, que foi batizado com o nome do quarteto.

[SAIBAMAIS]Com uma carreira sólida há cinquenta anos, as cantoras se destacaram entre os grupos vocais da MPB com mais de 30 discos lançados no Brasil e, também, com carreira internacional com o álbum The Girls From Bahia, em 1960. Apesar do sucesso, Cybele tinha se afastado do grupo, em 2013, para se dedicar mais a família.



A última apresentação das irmãs em Brasília foi em maio deste ano durante a 2; Bienal Brasil do Livro e da Leitura, na Esplanada dos Ministérios.

Relembre os principais sucessos do Quarteto em Cy:

Falando de Amor

Falando de Amor, música de Tom Jobim, compôs o disco Falando de Amor pra Vinícius ao Vivo (gravado numa fita cassete por Cynara em 1981), conta com participação de Luís Cláudio Ramos. A faixa foi tema da novela Por Amor (1998), da Rede Globo

[VIDEO1]

Eu Sei Que Vou Te Amar

Eu Sei Que Vou Te Amar foi regravada no álbuns Antologia do samba-canção 2 (1976), Bossa em Cy (1992), Vinicius em Cy (1993), Vinicius de Moraes: A arte do encontro (Universal Music) (2000) e Vinícius & Caymmi em Cy (Atração) (2008). A música de Vinícius de Moraes já foi regravada por Caetano Veloso, Ana Carolina, Ivete Sangalo, Gal Costa e Toquinho.

[VIDEO2]

Chega de saudade

Com os versos Vai minha tristeza e diz a ela que sem ela não pode ser, Chega de saudade foi escrita por Vinícius de Moraes e por Antonio Carlos Jobim na década de 1950. As quatro irmãs gravaram a composição nos álbuns Bossa em Cy (1992), Vinicius em Cy (1993) e Vinícius & Caymmi em Cy (2008).

[VIDEO3]

Desafinado

Música do álbum Bossa em Cy (1992), Desafinado é uma canção composta por Tom Jobim e Newton Mendonça. A faixa já ganhou duas adaptações em inglês como Off Key, por Gene Lees e Slightly Out of Tune, por Jon Hendricks.

[VIDEO4]

Água de Beber

A bossa nova de Tom Jobim ganhou uma nova interpretação de Cyva, Cynara, Cylene e Cybele. A divisão das quatros vozes em Água de Beber chamou a atenção em 1965, com o álbum Som definitivo (1965).

[VIDEO5]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação