Cerca de três mil famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocupam a fazenda Santa Mônica, no interior de Goiás, desde a madrugada deste domingo (31/8). A propriedade pertence ao senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), atual candidato ao cargo de governador do Ceará. A Polícia Militar de Corumbá confirmou a invasão no local, mas não soube passar mais informações sobre o assunto.
De acordo com informações do MST, a fazenda abrange mais de 20 mil hectares improdutivos, ocupando uma área que se estende pelos municípios de Alexânia, Abadiânia e Corumbá. Localizada a 150 km de Brasília, a propriedade foi declarada pelo senador à Justiça Eleitoral. Eunício Oliveira (PMDB) declarou um patrimônio de R$ 99 milhões em bens, o maior dentre os 169 candidatos a governador nos 26 estados e no Distrito Federal.
Em nota, a direção do MST em Goiás informou que a ocupação em Santa Mônica é a maior dos últimos dez anos. Segundo a publicação, a ação tem como objetivo denunciar parlamentares que representam os interesses de grandes produtores rurais. ;O MST denuncia a escandalosa relação do senador Eunício com expulsão de dezenas de famílias camponesas da região, com o único intuito de promover a especulação fundiária em uma região onde o preço da terra tem se valorizado muito nos últimos anos;.
A assessoria do candidato informou que a ocupação foi recebida com surpresa, uma vez que a fazenda corresponde a "uma área produtiva, implantada no Estado de Goiás há mais de 25 anos, localizada numa região sem conflitos agrários", explicou. Ainda de acordo com a assessoria, a propriedade observa as normas da legislação trabalhista, tributária e ambiental. Eunício Oliveira seguirá com a agenda de campanha.