Brasil

Quatro mil homens participam do desfile de 7 de setembro no Rio

A parada de 7 de setembro vai durar 3 horas.O desfile teve início às 8h30

postado em 07/09/2014 10:21
Quatro mil homens participam neste ano do desfile pelo Dia da Independência, na Avenida Presidente Vargas, centro da capital fluminense. A parada de 7 de setembro vai durar 3 horas. Aproximadamente 3 mil militares das Forças Armadas e forças auxiliares participam do evento, que contará ainda com 500 civis e 500 estudantes. O desfile teve início às 8h30.

[SAIBAMAIS]O evento contará com representações da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, de ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), escolas militares, além de entidades civis. Haverá desfile de carros de combate, viaturas militares, motocicletas e tropas a cavalo.

Este ano, o Fogo Simbólico da Pátria será conduzido pela 3; sargento temporária do Exército Bárbara da Silva Leôncio que estará acompanhada de uma representação de atletas. A sargento Bárbara é campeã mundial de atletismo nos 220 metros (m), categoria menor (15 a 17 anos), tetracampeã sul-americana dos 100m e 200m, categoria menor e juvenil (18 e 19 anos), vice-campeã mundial estudantil nos 100m, na Grécia em 2006, medalhista do Troféu Brasil de Atletismo nos 200m em 2007, terceira colocada no revezamento 4x100m no Mundial Juvenil no Canadá em 2010, campeã ibero-americana no revezamento 4x100m na Espanha em 2010, e medalha de prata e bronze em 2010.

A Marinha fará o tradicional desfile naval com participação de navios de guerra e aeronaves na orla do Rio de Janeiro. O Exército distribuiu bandeirinhas do Brasil para todas as pessoas que lotam as cinco arquibancadas montadas na Avenida Presidente Vargas.

O técnico de eletricidade Marcos César Teixeira da Silva, 37 anos, trouxe o filho Júlio César, 5 anos, para assistir o desfile pela primeira vez. "É bom despertar essa consciência cívica na criança que serve para incentivá-la pelo gosto pela vida militar que eu sempre quis para mim." O menino ficou entusiamado com os cavalos do Regimento da Polícia Montada da Polícia Militar e com os carros de combate do Exército Brasileiro e até ensaiou um desfile, com os braços balançando e a marcação com os pés.

Leia mais notícias em Brasil


Quem já está acostumado a desfilar no 7 de setembro são os meninos Artur Henrique, 12 anos, e Luan Almeida, 13. Os dois já desfilam há 4 anos junto com os integrantes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), incentivados pelos avôs, Antonio Lima, 64 anos, e Ney da Silva Lopes, 66, que todos os anos participam do desfile da Pátria. Os dois jovens desfilam com uniforme camuflado do Exército e dizem que até já ficaram conhecidos com fotos na internet e entrevistas para os jornais. Artur Henrique estuda na Escola Bélgica, em Guadalupe, e Luan, no Colégio João XXIII, em Deodoro. Artur disse que adora desfilar desde que o avô comprou o uniforme militar e o levou para desfilar, aos 8 anos. "É muito bom desfilar e eu nem me canso", disse. Já Luan disse que o avô e o primo que também desfilava quando era menor o incentivaram. "Eu vi as fotos dele desfilando, tive vontade e vim."

Já o alinhador de automóveis Renato Correia, 28 anos, trouxe o filho Vitor, 2 anos, para assistir o desfile, junto com o sobrinho Vitor, 10 anos. Renato disse que não acredita que ocorram os incidentes do ano passado quando ativistas invadiram a pista do desfile. "Eu creio que a gente esteja mais seguro hoje. Com certeza por tudo que aconteceu no ano passado e na Copa do Mundo, com um efetivo bem maior de policiais no entorno do desfile", avaliou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação