Brasil

Matrículas no ensino superior chegam a 7,3 milhões; maioria na rede privada

No Distrito Federal, há mais de quatro alunos em instituições particulares para cada estudante na rede pública

Daniela Garcia
postado em 09/09/2014 16:00
A educação superior no Brasil mantém a tendência de crescimento, ultrapassando 7,3 milhões de alunos matriculados em 2013, segundo dados divulgados nesta terça-feira, 9, pelo Ministério da Educação (MEC). Cerca de 73% desses estudantes estão em cursos de graduação em instituições particulares. No Distrito Federal, há mais de 4 alunos na rede privada para cada aluno na rede pública. Apenas o estado de São Paulo conta com uma proporção maior de 5,30. Em 22 estados, a presença de alunos na rede privada é maior quando comparada com a rede pública. Só os estados da Paraíba, Santa Catarina, Pará, Roraima, Tocantins e Alagoas têm mais alunos matriculados em instituições públicas do que em unidades privadas. "Tão importante quanto a expansão da rede privada é a qualidade dela. Criamos uma estrutura que trabalha diretamente com essas avaliações das faculdades. Nós fechamos muitos cursos, determinados nessa direção. Exemplo disso é a melhoria da qualificação dos docentes na rede privada", afirmou o ministro da Educação, Henrique Paim, em coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (9/9). Nos últimos 10 anos, o número de ingressantes em cursos de graduação aumentou 76,4%, passando de 1,5 milhão para 2,7 milhões de alunos. Com o patamar acima de 2,7 milhões de ingressantes em cursos de graduação, o Censo da Educação Superior revela uma estabilidade em relação ao Censo de 2012. A rede privada participa com mais de 80% o número de ingressantes em cursos de educação superior de graduação. O aluno típico matriculado em cursos presenciais da educação superior é mulher, tem 21 anos e estuda à noite em um cursos de bacharelado de uma IES privada.
|
As 195 universidades no Brasil equivalem a 8,2% do total de instituições de ensino superior. A maioria dos estudantes, 53,4%, está matriculada nesse grupo. Já as faculdades representam 84,3% entre as unidades de ensino superior. Porém, a minoria, 29,2%, está inscrita nessas instituições. Professores Em 2013, 321 mil professores atuavam nas instituições de educação superior no Brasil. Ainda segundo o Censo da Educação Superior, 70% dos docentes são mestres ou doutores nas universidades. Nas faculdades, esse índice é de 57%. O docente típico que atua na rede pública é homem, tem 36 anos, com doutorado e regime de trabalho em tempo integral com dedicação exclusiva. Na rede privada, ele é mais jovem, possui mestrado e recebe por hora trabalhada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação