Brasil

Punido por mau comportamento, padre é proibido de realizar missas em PE

Decreto informou à Arquidiocese de Olinda e Recife que Paulo César Costa assumiu "atitudes que não condizem com a vida religiosa"

Raphael Guerra
postado em 09/09/2014 22:46
Por determinação, religioso está recluso no Convento de São José. Ele só pode deixar o local com autorização do superior

Por força de decreto canônico, o padre Paulo César Costa dos Santos, 40 anos, que atua em igrejas do Centro e da Zona Oeste do Recife, está proibido de realizar missas e cerimônias como batismo por tempo indeterminado. O religioso foi punido por desobediência. O relatório, encaminhado pela Arquidiocese de Olinda e Recife às paróquias e às irmandades, cita que o religioso assumiu ;atitudes e comportamentos que não condizem com a vida religiosa;.

De acordo com o interventor responsável, padre Itacir Brassiani, a medida disciplinar foi imposta porque o religioso não aceitou por três vezes sucessivas ser transferido para outra localidade. ;É dever dos padres entrar em comum acordo para que realizem novas missões. Como ele não quis, recebeu a punição;, disse Brassiani.

[SAIBAMAIS]

Questionado pelo Diario sobre as suspostas atitudes inadequadas à vida religiosa, como foi citado no texto do decreto, o interventor afirmou apenas que ;houveram coisas menores;, sem citá-las. ;A medida foi aplicada mesmo por conta da desobediência;, completou.

No relatório, Brassiani pontua a necessidade de o religioso acatar as determinações e mudar o comportamento considerado inadequado, sob risco de ser aberto um processo canônico, que pode gerar a expulsão dele da Congregação dos Missionários da Sagrada Família. A conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi notificada.


Foi determinado que enquanto durar a suspensão das ordens sagradas o padre Paulo César permanecerá no Convento São José, na Zona Oeste do Recife. Ele só poderá se ausentar do local sob autorização do superior, o reitor Iran Júnior. O Diario esteve no convento para tentar entrevistar o religioso, mas foi informado que ele estava em viagem no município de Buíque, no Sertão pernambucano.

Paulo César foi ordenado padre há 13 anos. Atualmente, celebrava missas nas igrejas do Divino Espírito Santo e na Nossa Senhora da Conceição dos Militares, ambas no bairro de Santo Antônio, e na Paróquia São João Batista, no Sancho.

Enquanto estava proibido, ele já chegou a ser flagrado prestando serviços litúrgicos nos templos do Centro do Recife. O registro, feito por integrantes da Comissão Arquidiocesana que investiga irregularidades praticadas pelas irmandades católicas do Recife, foi informado à Arquidiocese.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação