Diário de Pernambuco
postado em 11/09/2014 12:20
O clima ficou tenso no protesto realizado nesta quinta-feira (11/9) pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Comércio Informal do Recife (Sintraci). Policiais militares disparam tiros de bala de borracha e bombas de efeito moral contra os manifestantes, na altura do cruzamento entre as avenidas Agamenon Magalhães e Conde da Boa Vita. O Corpo de Bombeiros também foi acionado e apagou o fogo ateado em pneus na altura da Praça do Derby.Depois disso, os ambulantes seguiram em passeata pela Avenida Conde da Vista em direção ao Shopping Boa Vista. Viaturas da Companhia de Trânsito e Transportes Urbanos (CTTU) estão no local.
Pelo menos dois manifestantes resultaram feridos por estilhaços dos disparos. Alexandre Francisco da Silva, de 40 anos, que atua em frente ao antigo Colégio Marista, teve o joelho machucado. "Eles já chegaram atirando, sem nenhuma conversa, contra um protesto feito de forma pacífica", reclamou. José Vitalino da Silva Neto, de 65 anos, trabalha em frente ao IMIP e sofreu um arranhão em um dos braços.
Os manifestantes reivindicam a permanência nas ruas, cobram um posicionamento da Prefeitura do Recife e a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para estabelecer normas de fiscalização.
Eles adiatam que irão acionar o Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE) para denunciar fiscais que estariam cobrando propina para permitir a continuidade dos comerciantes nas vias públicas.