Brasil

Megaoperação será montada para impedir violência em flash mob em BH

No último domingo, os militares tiveram que usar armas não letais e bombas de efeito moral para dispersar a multidão que se encontrou na Praça do Papal. Outro evento foi marcado para o fim de semana

João Henrique do Vale/Estado de Minas
postado em 15/09/2014 23:30
Uma grande operação conjunta entre a Polícia Militar (PM), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Prefeitura de Belo Horizonte, será criada para impedir um novo encontro marcado pelas redes sociais para a Praça do Papa, no Bairro Mangabeiras, na Região Centro-Sul. O evento Colors of life ; Festival das cores deve acontecer no próximo domingo. No Facebook, 6,2 mil pessoas confirmaram presença até às 18h desta segunda-feira. A intenção da PM é coibir os excessos como o que aconteceu no fim de semana, quando aproximadamente 10 mil jovens e adolescentes tomaram o local. Os militares tiveram que usar armas não letais e bombas de efeito moral para dispersar a multidão. Alguns participantes alegam que foram roubados.

A ação que será realizada no domingo vai contar com blitzes e reforço no policiamento na região. Porém, as estratégias ainda não foram divulgadas. ;Vamos fazer uma grande operação na semana que vem. Vamos anunciar como será feito na quinta-feira ou na sexta-feira. Posso adiantar que teremos fiscalização na área para não deixar entrar carros irregulares, por exemplo. Também será coibido o uso de bebidas alcoólicas por parte de adolescentes;, explica o major Olimpio Garcia comandante do 22; Batalhão da Polícia Militar, responsável pela área.

O setor de inteligência da PM, que faz o monitoramento constante das redes sociais, já pegou informações sobre o novo evento. ;Pelo que vimos, já tem mais de 6 mil pessoas confirmadas. Sempre fazemos este tipo de varredura para organizar as ações previamente. Nesse último domingo também já tínhamos a informação que ele (o evento) aconteceria;, comentou Garcia.



O encontro do fim de semana, denominado de Of Colors Neon, foi convocado pelo Facebook. Ele reuniu milhares de pessoas na Praça do Papa e terminou em confusão com a presença da Polícia Militar (PM). A corporação atuou para dispersar o tumulto com balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo. Ninguém foi preso ou saiu ferido. No evento, os jovens se reúnem vestidos de branco, fazem uma contagem regressiva e em seguida jogam tinta para o alto.

No próximo domingo, um evento com os mesmos moldes está sendo programado. Chamado de Colors of Life ; Festival das Cores, o encontro já conta com 6,2 mil confirmações de presença na rede social. Outras 10,9 mil pessoas foram convidadas.

A Associação de Moradores do Bairro Mangabeiras informou que solicitou ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) que apure as responsabilidades dos organizadores do evento.

Sem boletim de ocorrência

A ação de alguns jovens causou correria e tumulto no evento do último domingo. De acordo com a PM, a confusão começou depois que um grupo tentou arrombar uma casa que estava para alugar na região do Mangabeiras. ;O evento começou tranquilo, apesar de muita gente reunida. Depois que terminou um evento de duelo de MC;s no Parque Municipal, o pessoal que estava lá subiu para a Praça do Papa e aumentou o público. Um grupo de jovens tentou arrombar uma casa e os policiais tiveram que agir;, explica o comandante do 22; Batalhão.

Segundo o major, quando os policiais se aproximaram, outras pessoas tentaram impedir as prisões dos jovens, por isso foi necessário o uso de armamento não letal. Houve correria e muitas pessoas relataram terem sidos roubadas durante um possível arrastão. ;Recebemos nove chamados de furtos durante o evento, mas nenhum boletim de ocorrência foi feito por parte das vítimas;, diz Garcia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação